TUDO A VER …

by Roberto Freire


Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco, você levou para conhecer a sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?

Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela, ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele escuta Sivuca. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Por que você ama este cara?

Não pergunte pra mim. Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais.

Gosta dos filmes de Woody Allen, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco.

Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém, adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão.

O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do cupido que por uma ficha limpa. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.

Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível.

Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é.

* Concordam com isso???!!!
27 responses to this post.

  1. VERINHA, gostei do seu comentário com depoimento e tudo o mais. É verdade mesmo e o texto dá uma boa discussão.Um beijo com muito carinho para você

    Curtir

    Responder

  2. Sissym, eu adoro a sua perspicácia. Concordo plenamente!Beijos

    Curtir

    Responder

  3. Ivani, minha querida, kkk! Você está sendo educada comigo. O que você disse é uma verdade, mas na correria eu sempre vejo sua postagem na lista e penso, a Ivani é amigona. Passo lá mais tarde. Como tenho mais que 15 anos e encontro com voce em todos os blogs, esqueço de ir ao seu, mas de você eu nunca esqueço. Você é uma pessoa marcante. Super legal.Um beijo com carinho no seu coração

    Curtir

    Responder

  4. Amanda, que bom que você gostou e se identificou. Fico muito feliz com isso. Sempre que puder passe por aqui.

    Curtir

    Responder

  5. Giza, com certeza . Tem que ser um todo o dia mesmo.Diga bem baixinho para a Serena que eu agradeço muito, rs…rs.Um beijo carinhoso nos dois coraçõezinhos.

    Curtir

    Responder

  6. Bah, falando o português claro, é "burrice" mesmo, né? rs…rs.Kisu!

    Curtir

    Responder

  7. Tina, é isso aí mesmo. "O amor tem razões que a própria razão desconhece". 🙂

    Curtir

    Responder

  8. Talita, valeu então. Eu achei original a sua descrição e você diz que ela te define, portanto a Talita é original.O importanteb é que vocês se completam. Conhecem as deficiências e as suportam sem muitos problemas.Beijos!

    Curtir

    Responder

  9. Camila, é claro que vai encontrar. Tem que ser bem escolhido. Não tenha pressa!

    Curtir

    Responder

  10. Alê, adorei seu comentário e esse poema combina muito com você. Muito lindo.Abraços!

    Curtir

    Responder

  11. Inaie, você é uma pessoa de sorte e também soube escolher.Um abração

    Curtir

    Responder

  12. Olá amigo querido.Os oposto se atraem já diz a ciência. Atraímos pessoas constantemente em nossa vida e conforme nos comportamos acabamos permitindo que nosso coração se apaixone por pessoas completamente diferentes de nós mesmos,nem a própria pessoa sabe responder o porque.No meu caso é igual a uma frase da letra da musica do peninha:"eu preciso de silêncio e você de multidão." e não é difícil de conviver quando se respeitam e tem amor um pelo outro.O que não combinaria de forma alguma se ele fosse galinha e outras coisas péssimas em uma pessoa, nem passando a mão na nuca, isso não seria amor é outra coisa.rs.Um texto que daria uma boa discussão.Agradecendo a visita e deixando o meu carinho.Beijos.

    Curtir

    Responder

  13. Manoel,Ahhh se o amor voce exato como a matematica! Hummm nao sei nao, seria muito certinho demais!Beijos

    Curtir

    Responder

  14. Fico feliz com isso. Eu também gosto dele e leio todos os dias para "puxar minhas orelhas" e melhorar a cada dia.Beijos

    Curtir

    Responder

  15. concordo com tudo o que foi escrito, principalmente em se tratando de Roberto Freire, de quem gosto muito.Dou aqui um exemplo bem real: voce quase nunca me visita, mas eu estou sempre aqui, porque adoro seu blog. E entendo que voce é muito ocupado, e nem fico magoada. Voce não vai, eu venho…Beijos Manoel, boa noite!

    Curtir

    Responder

  16. Nossa, muito obrigada!Um texto que fala sobre o amor e não é meloso.Vi a história da minha vida nas entrelinhas destes parágrafos. Ótimo texto.

    Curtir

    Responder

  17. Nossa, muito obrigada! Um texto que fala de amor mas não é tão meloso. O tipo de texto que define uma vida parecida com a minha.Gostei demais.

    Curtir

    Responder

  18. Quando adolescente eu acreditava no tal príncipe encantado… a desculpa que minha madrasta deu meio que me deixou a aceitar… ME APAIXONEI. Mas hoje… apaixonada, tendo que esquecer de quem amei mesmo gostando. Acho que amor é reversível. Nunca me amarei do jeito que preciso, mas que a soma de um casal seja honestidade e respeito = casal perfeito. Idiossincrasias à parte, claro.Acho que nestas letras li muito da minha fase adolescente… quando acreditava no poder do amor encantado. Mas pra ser real é necessário amar a si e querer amar ao próximo, todo dia. Manoel… beijos serenos. rs

    Curtir

    Responder

  19. É o amor é um sentimento que não escolhe quem e a hora. É uma luta diária em que vc deseja estar bem com aquele que te interessa e os dias seguem assim. Até acabar… Mas, todo mundo se apega ao fato de que quanto mais tempo vc fica com alguém, mais difícil é largar. É uma verdade, por isso existem tantos acomodados por aí. O amor não permite acomodação. Enquanto vc continuar com alguém que não ama por conveniência, não existe mais amor, nem seu com o próximo, nem com vc mesmo.Kisu!

    Curtir

    Responder

  20. Concordo em gênero, número e grau.Gosto, gostar, atração é mto pessoal.Não tem receita tipo de bolo.As vezes agente tem um padrão e nosso ser amado não se encaixa em quase nada dele e gostamos dele assim com suas imperfeições. Não há lógica, "o amor tem razões que a própria razão desconhece" 🙂

    Curtir

    Responder

  21. Bom dia, obrigada pela visita ao meu blog, sou apaixonada por aquela citação, rss me define demais. Fique a vontade em seguir o Palavras ao Vento. Agora o seu texto aqui, como diz o ditado os opostos se atraem, e realmente é assim, rs. Namoro a 3 anos, ele me acha estranha, (devoro livros, poemas, poesias, rs pra ele isso é estranho), pra mim ele é possessivo, ciumento, chato, mais os dois juntos se completam, algo sem explicação. Beijos, boa quarta feira!

    Curtir

    Responder

  22. Concordo e muuuito! E isso me dá a esperança de um dia encontrar esse maluco desse amor que todos dizem ser bom!

    Curtir

    Responder

  23. Bom dia Super-ManoelÉ inexplicável o amor! Quando ele chega, ele não é racional é amor…Um poema que adoro sobre o amor.As Sem – Razões do AmorCarlos Drummond de AndradeEu te amo porque te amo.Não precisas ser amante,E nem sempre sabes sê-lo.Eu te amo porque te amo.Amor é estado de graçaE com amor não se paga.Amor é dado de graçaÉ semeado no vento,Na cachoeira, no eclipse.Amor foge a dicionáriosE a regulamentos vários.Eu te amo porque não amoBastante ou demais a mim.Porque amor não se troca,Não se conjuga nem se ama.Porque amor é amor a nada,Feliz e forte em si mesmo.Amor é primo da morte,E da morte vencedor,Por mais que o matem (e matam)A cada instante de amor.Abraços!

    Curtir

    Responder

  24. mmmm…eu me casei com o bom moço, bom pai e bom motorista. Com a ficha limpa, o SPC intacto e tudo mais que uma mãe espera pra filha…hehe

    Curtir

    Responder

  25. Belo quadro de aviso!!! Amei.bjs

    Curtir

    Responder

  26. Carla Renata, kkk! Teste de contrariedade. Quanto menos combinar, melhor, rs.bjoos

    Curtir

    Responder

  27. ou seja.. é tudo mesmo pra CONTRARIAR…kkkk.. bjokas

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista dos meus pontos

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

