EXPECTATIVAS


Expectativa é alguma coisa que nós esperamos que seja realizada em algum momento da nossa vida.

Todos temos o direito de ter expectativas que são um reflexo de nossas esperanças – o esperar faz parte da vida – , porém temos o dever de exigir as coisas dentro da realidade.

O que a maioria de nós faz é escapar de uma realidade não muito satisfatória para uma fantasia mais gratificante.

Quando a expectativa se baseia na fantasia e não na realidade, a grande possibilidade é a frustração e a tendência a viver a vitimização: “nada dá certo para mim, nunca consigo o que desejo”.

O que precisamos aprender é que a realidade é o que é e com ela nós temos de viver, procurando adaptá-la da melhor maneira possível às nossas expectativas.

* Vivemos em expectativa???!!!
24 responses to this post.

  1. Letícia, é isso mesmo. Muito importante são os nossos filtros sempre disponíveis a ajudar.Adorei sua presença aqui. Volte sempre que puder, querida amiga carioca …, rs…rs.Um abração

    Curtir

    Responder

  2. Adriana, kkkkk! Você é uma graça! Detesta "criação", rs…rs. Muito legal essa tirada sua.o bom de tudo isso é estar dentro da realidade e ser feliz.Beijos

    Curtir

    Responder

  3. Rose, é um prazer muito grande o carinho da sua companhia. Fico muito feliz com sua presença e comentário. Apareça sempre que puder e adorei o "Coração de Fera".Beijos

    Curtir

    Responder

  4. Anne, é isso mesmo. Você mostrou exatamente que pode haver um equilíbrio.bjs.

    Curtir

    Responder

  5. Camila, muito bom! É isso que eu queria que o pessoal entendesse. O exagero nas expectativas pressionam a gente e geram grande ansiedade.Valeu Camila!Beijos!

    Curtir

    Responder

  6. Ana, muito legal o seu comentário. É verdade mesmo e a frustração é algo bem desagradável para se ter.Um abraço grande

    Curtir

    Responder

  7. Rovênia, gostei muito da sua opinião. No "controle de qualidade" das expectativas não existe um padrão para dizer o que é bom e o que é ruim. Além do mais, muita coisa pode ser ruim para você e boa para mim. Partimos para "altas filosofadas"! O que acho mais viável (até para aprender) é "que precisamos de uma dose de irresponsabilidade para ser feliz…" Valeu, Rovênia.Um abraço!

    Curtir

    Responder

  8. Fugir das expectativas não dá! Elas fazem parte da nossa vida. Mas nos resta saber viver com o outro. Buscar pessoas que nos amem, que nos queiram bem, para nos ajudar a ver com mais clareza a realidade! Grande abraço.Letícia

    Curtir

    Responder

  9. Manoel.Por isso não crio nada, nem juizo, nem cachorro nem muito menos expectativas! Sou muito pé no chão, meus pés são enterrados em concreto armado isso sim. Prefiro me surpreender do que cair no chão por ter criado expectativas! Sou até muito negativa demais…rsrs… Mas dentro da realidade!BeijosAdriana

    Curtir

    Responder

  10. Olá Manoel! Passei pra conhecer teu cantinho democrático, já adorei! Muitas vezes nos decepcionamos com nossas expectativas, pois esperamos muito das pessoas. Aprendi com a vida a não criar muitas expectativas sem uma boa base, mas primeiro preparar o caminho,traçar um objetivo e aí sim,esperar.Vou ficando por aqui, pra voltar, claro! saudações desde meu "Coração de fera".

    Curtir

    Responder

  11. Expectativa devemos ter mas sem ansiedade.Ter sonhos e nos saber capazes de realizá-los nos faz bem! Excelente texto para refletir!bjs,

    Curtir

    Responder

  12. Minha vida ficou mais leve quando aprendi a baixar minhas espectativas! O que vier a mais é lucro!Beijos!

    Curtir

    Responder

  13. Muito boa postagem! precisamos ter expectativas baseados na nossa realidade, e cuidar para que elas não fiquem só nisso: na expectativa! temos de ir à campo, buscar o que queremos. Sabe, uma vez eu li que as pessoas que não se realizam, não sabem o que querem de verdade, e por isso, frustam-se por quererem ora uma coisa, ora outra.Não obtém nada, é claro. Bom dia, e abraços.

    Curtir

    Responder

  14. Sempre essa danada realidade cortando nossas asas e nos obrigando a ter os pés no chão…Somos vítima de nós mesmos e dos outros, mas não acho que devemos deixar de sonhar. As frustrações vêm e vão. As transformações nascem da ousadia e se aprende muito nas derrotas. Então, de certo modo, os limites são definidos pelas expectativas que não deram certo. Mas quem é que sabe quais são exageradas? Já imaginou pessoas sem expectativas? Ou outras te dizendo que você está esperando demais, que precisa ser mais realista? Não sei não, amigo, acho que precisamos de uma dose de irresponsabilidade para ser feliz… Um abraço!

    Curtir

    Responder

  15. Ivani, amiga querida. Adorei o seu comentário e concordo com seu ponto de vista. Foi ensinada a importância do "TER" e não foi dada a estrutura principal para o humano que é o "SER".Um beijo no seu coração

    Curtir

    Responder

  16. Bah, a gente não pode esperar por coisas impossíveis e depois ficar numa grande frustração. Agora, se a gente plantou e espera por colher, tudo bem. Aí eu entendo o sentido da vida.Kisu!

    Curtir

    Responder

  17. Eu digo que sim, que vivemos uma época de expectativas exageradas.E isso é culpa da mídia. E bastante da culpa também é dos pais que não sabem impor limites na educação dos filhos.A geração de pais logo após os anos 60, um pouco mais liberada e com poder aquisitivo um tanto melhor, pensava que tinha que proporcionar aos filhos tudo o que não teve, evitando que eles sofressem dificuldades.Foi um erro! porque não aprenderam a valorizar o básico. A alegria de esperar por um objeto de desejo, de sonhar com ele. E muitas vezes a enorme decepção de nunca ter.E a luta, a determinação, a dificuldade, molda um caráter forte, e uma aceitação de que não podemos ter tudo.E principalmente mostra ao jovem que podemos ser felizes com pouco. Isso é o mais importante.Um beijo meu querido amigo Manoel tenha uma boa noite.

    Curtir

    Responder

  18. Eu vivo de expectativas… na verdade acho que até demais. Sempre espero mais e sempre auahuaha quando não espero parece que a vida não tem sentido pq só vivemos… E eu acho que vivemos pra esperar as coisas acontecerem rs

    Curtir

    Responder

  19. Tallita, com certeza. Elas sempre devem ser avaliadas e analisadas dentro da realidade, não é?bjs

    Curtir

    Responder

  20. Mariana, seu comentário foi um belo depoimento. Dá um belo exemplo de encarar a realidade e mostra que é bom ir melhorando passo a passo, mas é muito mais importante ser feliz com o que consegue ter.Valeu, Mariana.Beijos

    Curtir

    Responder

  21. Ana Paula, a gente está exposto a tantas coisas irreais e quase sempre não percebe. Como a criançada diz, "a gente se acha!" É só receber um elogio e já cai na armadilha. Só vai perceber quando começar a sentir e sofrer com a irrealidade das coisas.Ana, o seu comentário foi muito pé no chão, principalmente para os mais novos que muitas vezes conseguem uma projeção e não conseguem trabalhar a fama be a realidade juntas.Beijo

    Curtir

    Responder

  22. Muitas vezes essas expectativas nos tiram a visão da realidades, outras vezes elas trazem as melhores realidades…belo postbjs

    Curtir

    Responder

  23. Concordo, uma vez tive essa conversa com minha mãe, pois ela é de família muito muito humilde e meu pai também, então nada foi fácil para eles, e eles construiram uma casa bem humilde e tem um carro usado, mas poderiam ter melhor, mas escolheram pagar os melhores colégios para mim e meu irmão, para que a gente passasse em uma boa faculdade e pudesse conseguir mais que eles na vida, só que minha sogra casou com meu sogro que já era bem de vida, ganhou casa dos pais, carro, enfim… Teve tudo para começar a vida, nunca precisou trabalhar para pagar faculdade, enfim… E tem muito mais coisas materiais, e viajaram muito mais e tudo isso… E ela fica vendo eles construindo a casa deles agora, e fica se sentindo fracassada por não ter conseguido tudo que eles tem. Mas eu disse isso pra ela… Mãe, se voce se comparar a seus irmãos, aos seus pais, você está muito muito muito melhor que eles. Assim como eu espero estar melhor que você no futuro (no sentido financeiro) não tem como comparar, se a gente sai do NADA e quer ter uma mansão em condomínio de luxo, não é impossível, mas acho que devemos adequar nossas espectativas, para uma pessoa assim, ter uma casa própria e um carro para andar, e filhos em boa escola, e viajar de vez em quando, já seria um bom sucesso. Se ficar criando expectativa de ter o que casais que nasceram em berço de outro tem, vai ser frustrada. Né? Eu busco sempre adequar meus sonhos as minhas possibilidades também. Um passo de cada vez, aos poucos eu vou ajustando meus sonhos, a cada vitória. 🙂 BJs

    Curtir

    Responder

  24. Temos que estar bem atentos, de olhos muito abertos para não vivermos fora da realidade. O que as revistas, a televisão mais querem é isso: nos vender uma realidade de "celebridades".Imaginar, devanear na dose certa faz bem; passar dessas fronteiras certamente nos trará sofrimento.Beijo

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

El Diver

a vida em todas as suas divergências

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

