IMPORTANTE MISSÃO DA FAMÍLIA: EDUCAR OS FILHOS

by Fr. Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Não se trata apenas de fazer com que os filhos tenham sucesso profissional e financeiro.
Cada filho que chega é um presente de Deus. Os pais os recebem por empréstimo.
Eles ficam perto um tempo e depois aprendem a voar.
Educar é fazer com que o filho procure ser livre e verdadeiro. Educar é permitir que o outro seja.
Por isso os pais despertam nos filhos o que eles têm de melhor.
Educar é ajudar alguém a sair de si mesmo.
A grande batalha da vida é vencer o egoísmo e viver o amor.
Os pais educam estando perto e guardando a distância. Perto quando for preciso, longe para que eles façam o exercício da liberdade.
Quatro referências: saber respeitar as pessoas, não usar os outros, colocar gestos de gratuidade, gostar de “curtir” as pessoas.

* Não é tão complicado. Precisa é de muita doação e participação, não acham???!!!
33 responses to this post.

  1. MARILENE, falou tudo que precisa ser feito, principalmente o exemplo. O faça o que eu falo e não faça o que eu faço, não funciona e até piora.Bjs.

    Curtir

    Responder

  2. Bah, eu acho que todas as fases são importantes. De fato a que causa maiores preocupações é a da educação.Kisu!

    Curtir

    Responder

  3. Não tenho filhos mas vejo na arte de educar com sabedoria uma difícil missão. Creio que o melhor caminho é o exemplo, assim como a imposição de limites. Mas não pode ficar prejudicada a liberdade para o diálogo, sem imposição de posicionamento, mas com esclarecimentos que fundamentem as decisões paternas. Bjs.

    Curtir

    Responder

  4. Ser pai/mãe é fácil, ter filho é fácil. O problema é educar e passar os valores morais. Deixar um bom legado, é bem difícil, às vezes. Acho que por isso postergo a vontade de ser mãe uahauahuaKisu!

    Curtir

    Responder

  5. Mara, também acredito que tudo começa em casa com os exemplos. Temos que observar e de vez em quando fazer curativo nas asinhas. Faz parte!Um beijo no seu coração.

    Curtir

    Responder

  6. Oi Manoel! Acho muito difícil educar filhos nos tempos de hoje, mas tudo tem que começar em casa com exemplos. Nós pais somos os maiores exemplo para nossos filhos, que durante um tempo ficam no ninho nos observando como voar e depois alçam voo e fazem sua jornada sozinhos. Os pais apenas observa de longe…Bjo no coração

    Curtir

    Responder

  7. Tina, sem tirar e nem por, é exatamente isso. Temos percebido as negligências no nosso dia a dia.Abração 🙂

    Curtir

    Responder

  8. Rovênia, adorei o seu comentário. Gostei muito do "todo passarinho que recebeu amor volta ao ninho para renovar o coração". Lindo mesmo. Vocêé um amor de pessoa! 🙂

    Curtir

    Responder

  9. Lucia Luz, minha amiga super querida. É, a gente tem que ir dando exemplos e conviver com as "aborrecências" deles, kkk!Um beijo com queijo e com o meu carinho.

    Curtir

    Responder

  10. Acho e em linguajar bem popular, fazer filhos, parir e pagar as contas por mais difícil que seja, é muito fácil. Educar é a parte difícil e negligenciada por muitos.Exige entrega, compromisso, responsabilidade.

    Curtir

    Responder

  11. Sabe, sempre achei isso. Filhos são presentes temporários. Cuidamos deles até aprenderem a voar. E todo passarinho que recebeu amor volta ao ninho para renovar o coração. Mas precisa ser livre. Que os anjos os protejam, quando nossos braços não os alcançarem mais. Feliz, feliz por passar por aqui! 🙂

    Curtir

    Responder

  12. Filhos como não amá-los?Então o importante é ir dando exemplos e deixar claro que estamos ali para o que der e vier como muito amor.Beijo com queijo meu amigo

    Curtir

    Responder

  13. Joy, eu penso da mesma forma. Sua mãe está absolutamente certa. Com muito carinho e amor ir passando a realidade da vida e o modo mais correto de enfrentá-la, não é?Xerooo!!!

    Curtir

    Responder

  14. Anne, é isso mesmo. Por isso que quando estão quase voando precisamos incentivá-los para que não quebrem as suas asas e desistam de voar.Devemos mostrar que existe remédio para tudo.Uma linda semana para você também.bjs.

    Curtir

    Responder

  15. Camila, a gente não deve ficar pessimista. Não podemos perder as esperanças e devemos fazer nossa parte, mas que a "barra" está pesada, isso está!Beijos!

    Curtir

    Responder

  16. Anita, muuuuito legal a sua percepção! Formar pessoas melhores que a gente e assim consecutivamente. Isso só pode gerar um futuro melhor.Beijão no coração da querida amiga gauchinha.

    Curtir

    Responder

  17. Dani, minha querida web-amiga. Na verdade é isso mesmo.bjuss

    Curtir

    Responder

  18. Geiza, esse vôo é necessário e nós seremos os instrutores dele.Um beijo com carinho nos dois coraçõezinhos.Inté!

    Curtir

    Responder

  19. ✿ chica, verdade mesmo. Por enquanto, nada de manuais, kkk!E é exatamente isso. Passar para eles a importância da vida.Um abraço grande

    Curtir

    Responder

  20. Já ouvi muitos pais falando: "A gente tem o filho para o mundo!" E é verdade. Sábios são aqueles que preparam os filhos para este fim. Essa semana eu estava conversando com minha mãe sobre um determinado assunto e ela falou: " Foi por isso que eu criei vocês assim, debaixo das minhas "asas" mas sabendo se defender sozinho". O mundo não nos ensina como os nossos pais ensinam.Xeroo!!Joy!

    Curtir

    Responder

  21. Que bonita essa lição de vida!Os filhos não são nossos,mas da vida e apesar de ser dificil uma hora temos que deixa-los voar!…rss…bjs e boa semana!

    Curtir

    Responder

  22. Vendo as atrocidades dos dias de hj chego a pensar que isso de familia acabou! O respeito, a educação e compaixão são coisas que aprendemos em casa e não mais existem! Beijos!

    Curtir

    Responder

  23. Muito bom, importante a parte que fala sobre sucesso profissional…A nossa missão na verdade é "formar pessoas melhores", um futuro melhor. Boa semana, querido.Beijão

    Curtir

    Responder

  24. Olá web-amigo!Muita dedicação, sabedoria e amor.Otimo texto !!bjuss

    Curtir

    Responder

  25. Manoel… fazer na casa e nos braços o ninho bom e depois ver o tal vôo.E passa rápido. Passa rápido quando foi tudo muito bom. Abençoado por Deus e pelos humanos que cruzaram o caminho no dia a dia.Vamos começar… aprontando o ninho na nossa vida aqui né. rsInté!

    Curtir

    Responder

  26. Filhos não nos chegam com manuais. Cada um é um. Tenho 4 e cada um de um modo, o seu modo. Assim, jogo de cintura, limites, respeito, carinho e muito ,muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito amor( e paciência,rs)abração,mchica

    Curtir

    Responder

  27. Maria Chaves, gostei muito da sua presença e comentário aqui no blog. Achei muito legal esse não cortar asas. O correto é ensinar a pousar mesmo. Volte sempre que puder por aqui. Vou dar uma olhada lá no seu blog.Uma ótima semana para você.

    Curtir

    Responder

  28. Aliás, convidá-lo*

    Curtir

    Responder

  29. Estava vagueando por entre blogs alheios e vim parar aqui no teu. Vim aqui convidá-la para dar uma olhadinha no meu blog…Estou te seguindo!Adorei o texto! Uma frase que eu gosto que é sobre esse assunto é "Não corte as asas, ensine a pousar". Acho que os pais deveriam fazer isso! :)beijosquematam.blogspot.com.br

    Curtir

    Responder

  30. Rebis, que legal. Enquanto eu comentava no seu Move Over, você comentava aqui. Valeu!Concordo com você. A chave é mesmo saber amar e respeitarBeijãoxoxo

    Curtir

    Responder

  31. Manô, acho q bons pais lutam conta o sentimento de posse dia e noite.Saber amar e respeitar é a chave do negócio!!!Ótimo texto, como sempre! :)Grande beijo, Rebisxoxo

    Curtir

    Responder

  32. VERINHA, noooooossa! Isso é fundamental. O faça o que eu falo e não faça o que eu faço, deixa as crianças sem saber o que fazer. Muito bem colocada essa sua opinião.Obrigado pelo carinho de sua consideração. Fico muito feliz.Beijos

    Curtir

    Responder

  33. Olá querido amigo.Agradecendo suas lindas palavras, lenda mesmo e amei. Você é uma pessoa cativante.Bom quanto ao fato de educar os filhos é muito importante passar valores, fazemos isso no decorrer de seu crescimento, mas a melhor maneira de mostrar o filho sobre o certo e o errado é sendo exemplo é viver aquilo que se prega. Ser o mais transparente possível, pois palavras não resolvem se os pais não tem moral, pois somos os espelhos, isso é certo.Uma maravilhosa semana.Beijinhos.

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista dos meus pontos

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

