DIA DO TRABALHO ?!

by Manoel Fernandes

Já nos omitimos em 22 de abril de homenagearmos a descoberta do nosso país. Não sei se por vergonha ou simples distração, mas “passou batido”.
Para redimir essa nossa falha patriótica, não deixemos passar despercebido o Dia do Trabalho. Em todos os meios de comunicação tive a oportunidade de ver e ouvir laudas sobre a garra do trabalhador brasileiro. Programas lindos de grandes homenagens. Dignos de nos emocionarem até às lágrimas. Esses homens são o orgulho do nosso país.
Em sendo um pouco mais realista, comecei a observar os grandes investimentos das maiores indústrias no país e notei que a quantidade de empregos não tem sido proporcional ao valor investido. Devo estar pensando errado. Como pode aparecer tanto dinheiro e a gente não enxergar a nossa força de trabalho?
Depois de muito esforço cerebral consegui perceber que nossas indústrias investem somente em automação. Em vez de 200 homens trabalhando, teremos 1 apertando o botão de 199 robôs. Bem mais prático, não é? São funcionários que não ficam doentes, não reclamam de salários, não tem problemas com o humor,… e não recebem nada por mês. Nem pensar eles pensam.
A propaganda desse tipo de investimento é feita em elogios ao progresso do país em alta tecnologia. O primeiro mundo que se cuide porque estamos chegando lá com nosso exército de trabalhadores robôs.
Agora, o resto que vai nascendo, vai passando fome, se prostituindo, trabalhando no mundo da ilegalidade…

É triste, mas os únicos que podemos mudar os destinos disso somos nós mesmos. Vamos estudar mais, aprender mais e, com muito sacrifício conseguir clarear as idéias de nossos filhos, futuro do país, para que lutem pela valorização do HOMEM.

O mundo foi feito para o homem e não o homem para o mundo!

* Feliz Dia do Trabalho! Veja acima, a foto do nosso Operário Padrão.
Anúncios

35 responses to this post.

  1. É isso aí, gostei de saber! hahaha

    Curtir

    Responder

  2. Marcela, concordo plenamente com você e até acho que esse geração nossa é bem integrada nesses particulares. Eu, por exemplo, já racho os trabalhos domésticos em casa. Não faço a menor questão e dou o maior capricho. Faz parte, não é Marcela?!

    Curtir

    Responder

  3. É importante valorizar o ser humano antes das máquinas, os homens e as mulheres. Principalmente as mulheres, que ainda depois de trabalhar o dia inteiro, geralmente ainda são na maioria inteiramente responsáveis pelo cuidado da casa. Devíamos comemorar o dia do trabalho também incentivando os homens a cuidarem do trabalho de casa 🙂 hehehehe nada mais justo do que dividir!

    Curtir

    Responder

  4. Super-Alê, adorei o seu bom senso em colocar esse texto bem de acordo com a postagem, do nosso amigo Charles Chaplin. Muito boa a sua colaboração com o objetivo do texto. Valeu!

    Curtir

    Responder

  5. Renatinha, sabe que você está coberta de razão? Autoestima baixa, né?,rs. A gente chega lá. Já melhoramos bastante em muitos pontos. Só não podemos piorar em outros.Um abraço grande pra vocês aí

    Curtir

    Responder

  6. Manoel eu trabalhando aqui no exterior comparo e vejo o quanto nós brasileiros trabalhamos mas tbm vejo o quanto nós nåo nos damos o nosso devido valor.Precisamos estudar muito e mudar várias coisas pra que um dia essa situacåo se reverta.Abracos e otimo final de semana pra ti.

    Curtir

    Responder

  7. Parabéns pelo belo texto!Me fez lembrar de tempos modenos."A cobiça envenenou a alma do homem, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade."Charles Chaplin

    Curtir

    Responder

  8. Tina, muito bom você ter gostado. O Japão passou por essa experiência de não ter trabalho para as pessoas. Nessas horas o pessoal tem que se virar atrás de "bicos" e o que mais aparece é tráfico e prostituição. Imagine o futuro de um país nessas condições.Vlw!

    Curtir

    Responder

  9. Gostei do texto by Manoel Fernades.Boa cutucada e boas palavras.Trabalho para quem precisa e valorização de quem tem seu trabalho e as vezes desdenha dele.

    Curtir

    Responder

  10. Bah, ficou super legal a nova foto do perfil. É sempre bom mudar um pouco. A mim também lembra o ocorrido com o Ayrton Senna. E se você observar, pelo menos aqui no Brasil, o pessoal perdeu o gosto por assistir corridas. No tempo do Ayrton, do Fittipaldi, do Piquet, era uma febre nacional. Após a morte do Senna, fomos perdendo o pique para esse "esporte". Muitos assistem porque a mídia empurra esse espetáculo "goela abaixo".Kisu!

    Curtir

    Responder

  11. lis, o meu falar sobre o trabalho e o trabalhador é mais um desabafo. Sei que se algo melhorar vai ser muito a longo prazo com mentalidades novas.Parece que acertei agora a configuração do blog. Muito me ajudou uma meninada muito criativa e inteligente, os quais coloquei a propaganda no blog. Tem de 12 a 15 anos e entendem muito de programas HTML.Aqui temos frio até as 10 da manhã. Aí um calor entre 26 e 28 gráus até as 17:00. Aí começa o friozinho gostoso. Bom para dormir. Chuva, depois das alagadas de uns 20 dias atrás, São Pedro ficou com dó de mandar mais água. As casas já estavam todas "escorregando" e a terra parecia sabão, kkk!Fiquei feliz por vê-la aqui e está intimada a vir sempre para a gente jogar fora as saudades.Um abração no coração.

    Curtir

    Responder

  12. Dia do trabalho onde muita gente ainda está na labuta uahuahaua…Pra mim dia 1o de maio me lembra quando Ayrton Senna morreu…Kisu!

    Curtir

    Responder

  13. Oi ManoelSempre deixo passar batido essas datas… são muitas datas a comemorar e nada a fazer por elas _ os donos do Poder.O povo anda frustrado com esse salário mínimo dos mínimos…enfim o trabalhador bem merece mesmo ,valeu o texto sobre eles.Bom ter conseguido acertar o erro no blog, sabe muitas vezes penso em mudar um pouco o visual , mas o medo é maior que a vontade_ vai que faço desaparecer tudo kkkkk não é difícil mesmo assim nem sempre me atrevo,e cada dia que passa fico pior rsrse o friozinho já chegou aí ?aqui o calor diminuiu bastante , nao faz frio mas as noites são bem mais agradáveis.Gosto da chuvinha quando vem mansa… abraços Manoel , não me deixe sentir muita saudade _ volte sempre.durma bem… com os anjos rsabraços

    Curtir

    Responder

  14. Tallita, com certeza merece mesmo.bjs

    Curtir

    Responder

  15. Mollie | LITTLE WARRIOR ♡, minha grande amiga cheia de talento e criatividade. Feliz dia do trabalho pra você também!Beijos ♡.

    Curtir

    Responder

  16. Rovênia, kkkkk! É complicado mesmo. Depois a gente fala em massa de manobra e o pessoal fica bravo, mas…Um abraço!

    Curtir

    Responder

  17. Carla, você tem razão. Este texto é apenas uma cutucada em cada leitor para que fique sabendo dessa realidade e até mude o rumo de sua profissionalização. De fato esse assunto merece muito mais atenção mesmo.Um abraço!

    Curtir

    Responder

  18. Marcilane, fiquei muito feliz pelo seu comentário que só veio completar esse texto. Achei legal você citar os deficientes. Completou e com muito brilho a postagem.Fui eu mesmo que escreví. Quando fico indignado consigo extravasar escrevendo, kkk!Muito obrigado pelo seu carinho.Beijo no seu coração.

    Curtir

    Responder

  19. Kinha, seria importante que conseguíssemos dominá-la, mas isso não interessa por causa da remuneração. Eles pintam o botão de vermelho, põem setinhas de indicação e avisam o funcionário que só pode apertar esse botão. Nem precisa saber para que!Beijos

    Curtir

    Responder

  20. Ana, tem horas que a gente não tem o que falar e acaba dizendo a verdade, não é?Um abraço.

    Curtir

    Responder

  21. Geiza, muito bacana o seu comentário sobre o nosso famoso trabalho. Gostei muito e vamos continuar na nossa messe.Um beijo carinhoso nos dois coraçõezinhos, um sereno e outro sonoro, rs.

    Curtir

    Responder

  22. Lindo…Todo trabalhor merece mais do que um dia para ser homenageado!bjs

    Curtir

    Responder

  23. Feliz dia do trabalho!Beijos, Mollie | LITTLE WARRIOR ♡

    Curtir

    Responder

  24. Sabe o achei mais engraçado no Jornal Nacional de ontem? Os trabalhadores desempregados em protesto pela Europa e os brasileiros comemorando a data com axé e sertanejo… Parecemos uma sociedade de robôs! Um abraço, Manoel!

    Curtir

    Responder

  25. Oi, Manoel! Linda essa homenagem aos futuros trabalhadores autômatos, que virão a substituir os autônomos. 🙂 Agora, falando sério, concordo com você quanto à educação. Seu texto trata de assuntos importantes que merecem mais atenção. Gostei muito. Abraço!

    Curtir

    Responder

  26. Pois é… de fato estão deixando o homem para trás, e desde sempre visam o LUCRO $$$ apenas. Quando se tinha em maior quantidade humanos trabalhando na indústria, esses já não eram valorizados, pois a carga horária já era grande, muitas empresas não disponibilizavam equipamentos de segurança para os funcionários e estes acabavam por adoecer e morrer, sem a mínima assitência. Hoje em dia, como há muitas leis em cima dos grandes empresários e donos de indústrias, que visam manter o bem-estar do trabalhador, é preferível então para estes investir em "tecnologia" e em robôs de última geração, do que em mão de obra. Pois investir em mão de obra resulta em mais gastos; gastos com a saúde do trabalhador, gastos com um salário digno, gastos com alimentação… o que não ocorre com as máquinas, visto que essas precisam apenas de manutenção e além de produzirem mais, possuem um tempo de "vida" bem mais prolongado. Ah, e não podemos deixar de falar de um ponto importante, que é a contratação de deficientes físicos nas grandes empresas em geral. Pois como sabemos, empresas com 100 ou mais empregados devem preencher de 2 a 5% de seus cargos disponíveis com pessoas portadoras de deficiência. E como sabemos também, a maioria dessas empresas só contrata essas pessoas, por conta da lei, porque se fosse por elas, talvez nunca contratariam por acharem que estas pessoas são improdutivas. O que não é verdade; pois possuir uma deficiência física não significa ser incapaz de trabalhar. Infelizmente assim é a nossa realidade, as pessoas que trabalham em cargos de produção nas grandes empresas são as que mais sofrem, pois não recebem salário digno e seu trabalho não é valorizado. Na verdade seu trabalho é o mais importante, visto que é ele quem dá lucro aos empresários; pois como uma empresa obtêm lucro se não produz? Poucos são os que têm chances de crescimento dentro da empresa. E é como diz o velho ditado: o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre! Só nos resta mesmo lutar pelos nossos direitos e buscar sabedoria sempre, quem sabe assim todos consigam seu "lugar ao sol".PS: *Ao começar a ler o texto, ainda não havia observado o nome de quem o tinha escrito, e logo me veio na mente: será que foi Manoel?! Pois não é que foi mesmo! Fiquei muito feliz quando vi que foi você. O texto foi muito bem escrito, gostei muito! Concordo com tudo o que você falou. Acho que me estendi um bocado aí em cima, rsrsrs. Parabéns Manoel, beijos.

    Curtir

    Responder

  27. Daí vem a necessidade de maior qualificação do trabalhador, para que seja capaz de saber qual botão apertar para fazer funcionar os 199 robôs. A tecnologia não vai retroagir para beneficiar o homem, então só nos resta sermos capazer de dominá-la.

    Curtir

    Responder

  28. rsrsrs… operário padrão. Foi ótimo… adorei o tom bem humorado e irônico da postagem!

    Curtir

    Responder

  29. Quem trabalha com e pra pessoas sente que a cobrança é enorme.Aquele jargão "O cliente tem sempre razão" deveria ser mudado.Nem sempre, mas acontece de o cliente ter razão.But, eu que consegui trabalho remunerado no auge dos 30 anos… me coloco mais na realização de sonhos… antes o foco era agradar, mas é impossível agradar… só mesmo se eu me transformasse numa Robô.E tivesse um adicional muito gordo pra incentivar a isto. Pois o que eu tinha se esgotou… e quando tenho é verdadeiro. Estoque de Simpatia é escasso.A gente acorda, e sonha… hoje o dia será bom… trabalhar em si é bom… o duro é quando cruzamos com os clientes SEM RAZÃO, SEM NOÇÃO… etc.Que Deus nos possibilite o sustento e o ânimo.Matemos o leão dos bichos preguiça que tem tempo pra reclamar… heheDia do trabalho pra mim foi um dia trabalhado, em casa e fora… é a vida!Trabalhemos pra deixar ela mais encantadora, dentro do possível… nosso trabalho é nos colocar bem… trabalhar na messe. Deus abençoe seus instantes trabalhados e de repouso, Manoel!Inté!

    Curtir

    Responder

  30. VERINHA, se o melhorar o mundo tem que ser em benefício do homem, não podemos colocá-lo em segundo plano como vem acontecendo.Beijos no seu coração.

    Curtir

    Responder

  31. ✿ chica, nossa esperança é essa. Essa é a melhor representação do Operário Padrão, kkk!Um abração

    Curtir

    Responder

  32. Anne, na realidade eu não vi algo de substituir homens por robôs. Eu tenho diversos amigos já trabalhando em células (nome dos postos de trabalho) que comandam o trabalho de um monte de robôs, nas indústrias automobilísticas. É uma realidade não muito divulgada, mas já tem um tempinho que isso acontece.bjs.

    Curtir

    Responder

  33. Tb vi algo sobre substituir homens por robôs em algumas industrias e fiquei pensando que se isso acontecer de modo generalizado será um caos no mundo!Ainda prefiro a humanização de todos os setores de serviços!Excelente texto e reflexão!bjs,

    Curtir

    Responder

  34. Olá Manoeldeveriam fazer o dia do progresso, pois é o que mais esta crescendo, o progresso nos trouxe a automação deixando os humanos para segundo ou terceiro lugar, o dia do trabalho como qualquer outro dia festejado estão perdendo a fama e o respeito. Nada de novo aconteceu para que a vida dos trabalhadores tivessem alguma mudança, nada de melhorias ou salario melhor.Torceremos para que as gerações futuras estejam bem mais preparados.Beijinhos.

    Curtir

    Responder

  35. Que essa valorização aconteça! Gostei do operário padrão…abração,chica

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

%d blogueiros gostam disto: