POR QUE NÃO CONSIGO UM(A) NAMORADO(A)?

Imagemby Sandro A. Arquejada

Muitas pessoas, nos dias de hoje, desejam assumir um compromisso de namoro, mas não é tão fácil conseguir um par, porque até mesmo no meio católico, entre pessoas que seguem uma vivência de conversão, existem ideias mundanas a respeito da afetividade, que privilegiam o egoísmo e a falta de compromisso. As pessoas se permitem ir “ficando”, estar com o outro só para preencher suas próprias carências, se ocupam antes com seus desejos imediatos sem primeiro conhecer a fundo a pessoa e o coração do outro. Muitos até julgam que a vida a dois lhes trará limitações pelas quais não estão dispostos a passar. E isso acontece também com nossos jovens inseridos em pastorais ou dentro de grupos de oração.

Por isso, quero dar uma palavra de incentivo a você que não está namorando, mas que busca uma pessoa de Deus para amar e ser amado(a). Respire fundo e não deixe a desesperança invadir seu coração! Deus o está amparando. Se Ele o fez para um casamento, Ele tem alguém para você! Não é hora de você ficar “pra baixo”, e sim, de pensar, de sua parte, o que pode estar acontecendo que ainda não encaminhou alguém rumo ao seu coração e vice-versa. Então, quero ajudá-lo levantando perguntas e dicas que você pode responder para si mesmo, ajudando numa revisão de vida e vocação.

Você está realmente decidido a namorar sério? Ou ainda se deixa levar por um ‘ficar aqui, ficar ali’ para resolver a carência de momento? Saiba que, ao agir dessa forma, você será visto como alguém que não gosta de compromisso.

Está procurando no lugar certo? Ou melhor dizendo, com relação às amizades e pessoas que passam por você, você se atenta ao coração delas ou a estereótipos externos? Baladas geralmente não são ambientes em que encontramos pessoas que querem compromisso. Isso não significa que você só encontrará uma boa pessoa na igreja e no grupo de oração, mas olhe com carinho para as pessoas em seu ambiente de trabalho, na faculdade, no clube. Seja atento às pessoas e ao que elas portam.

Antes de ir buscar um(a) namorado(a), prefira amizades. Delas é que nascerão sentimentos alicerçados no conhecimento do coração do outro, na essência da pessoa.

Invista em você! Quando falamos em investimento na pessoa, a primeira ideia que nos vem à cabeça é academia e banho de loja. Mas, me refiro à alegria de vida e conteúdo. Uma pessoa que transborda felicidade, dentro dos padrões da sociabilidade, é agradável em qualquer ocasião. Tenha conteúdo, preencha-se de coisas que fazem bem. Essas atitudes devem estar de acordo com a sua identidade, não precisa vestir um personagem nem cometer excessos. Se você é tímido, pode continuar sendo do seu jeito, apenas dê um passo a mais em direção às outras pessoas. A partir daí, se quiser cuidar da sua saúde e se vestir um pouco melhor também pode.

Qual o seu foco? Será que você não está muito dentro do trabalho ou do seu hobby? Imagine o rapaz que só fala em planilhas, números e processos de produção com as moças! Ou a menina que se aproxima do cara e especifica os passos aprendidos no balé!

– E por último, será que você não tem uma visão distorcida de si? Talvez para mais do que se é, ou em se menosprezar. Muita gente acha que é elegante e não o é; acha que é superinteressante, mas acaba sendo chata; pensa que é convicta em alguns assuntos, mas, na verdade, é teimosa. Outros tendem a se recolher dentro da sua ostra e esquecem que são pérolas. Pergunte a um amigo seu, mas aquele amigo em que você confia verdadeiramente: “O que você acha verdadeiramente de mim?” Em todos os aspectos. E tenha o propósito de correr atrás do que precisa.

É claro que só estes pontos não são a totalidade do que envolve o problema de não arrumar um(a) namorado(a), mas são um bom começo. Se você está de bem com todas essas dicas, penso que você está no caminho certo, então, será questão de tempo para começar a namorar.

A esperança é o que impulsiona o ser humano. Esperança é o movimento da alma que acredita que a graça de Deus já foi alcançada, embora ainda não a veja. Por isso, se prepara, com alegria, para o que o Senhor tem de melhor. Prepare-se! Seja melhor para Deus, para si mesmo, então assim você será também para ele(a).

O tempo de Deus não é medido em horas, dias, mas em estarmos prontos, amadurecidos e responsáveis para com a bênção que Ele tem para nós.

ImagemSandro A. Arquejada – Formado em administração de empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente trabalha no setor de Novas Tecnologias da TV Canção Nova.

* Vocês acham que tem sentido essas opiniões???!!!

Anúncios

12 responses to this post.

  1. Oi meu querido, desculpe a ausência, mas os problemas aqui estão cada vez mais complicados.

    Então, eu concordo com muitas coisas do texto, mas a verdade é que ng está preparado pra amar. Encontrar um namorado, noivar, casar, qualquer um pode fazer pq tem que seguir o protocolo da sociedade, mas gostar, amar e fazer tudo isso pelo sentimento, não tem preparo que te deixe preparado pra isso.

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  2. Posted by Olivia Alves on 6 de outubro de 2013 at 14:50

    Manoel, como sempre, é complicado.
    Sabe que não sou muito adepta das receitas prontas, mas vi sim no texto muitas passagens que podem ser importantes, não só pra arrumar um namorado(a) mas para nos tornarmos pessoas mais agradáveis, enfim, para os relacionamentos em geral.
    Acho que o importante é estar bem consigo mesmo e com Deus (cada um em sua crença ou não crença) e buscar aquilo que te faz feliz!

    beijo

    Curtir

    Responder

    • Olívia, que gostosinho ler esse seu comentário. Eu concordo com você a respeito de receitas prontas. Elas tem até um “quezinho” de imposição e eu sou completamente averso a isso. Sou a favor da liberdade total e acho que cada um deve sempre responder pelo que faz. Se for coisa que faça bem, ótimo. Ganha créditos com a vida. Se for algo que prejudique alguém ou coisas, colhe o que plantou.
      Eu só uso esses artigos porque muitas vezes estamos meio sem opinião (não caiu a nossa ficha!) e isso pode dar uma ideia para a gente. Na realidade a gente lê e adapta ao nosso jeito.
      Adorei seu comentário.

      Beijo

      Curtir

      Responder

  3. Manoel, que saudades de voce! Espero que esteja muito bem. Eu tenho visitado vc, e não encontrava atualização. Notei agora que está repaginado, muito bom mesmo!

    Sobre namorar… é dificil. Eu já me abri e as pessoas são apenas passageiras do tempo, ninguem quer realmente conhecer o outro, estar ao lado, curtir dias e noite. Fora que está tao facil trair, a internet mesmo é forte fonte para tal fim.

    Beijos no seu coração tambem.

    Curtir

    Responder

    • Sissym, que coisa boa ter você aqui. Imagina que seu comentário havia entrado como Spam (rs), mas eu já corrigi e não vai acontecer mais isso. Adorei seu comentário. Participo de sua filosofia de vida. Estamos no mesmo barco. Gostei de saber da historinha dos passageiros. Sempre me senti um passageiro VIP da sua vida.
      Você é um amor de pessoa!
      Beijo no seu coração

      Curtir

      Responder

  4. Olá, adorei esse artigo, me faz pensar muito nas minhas amigas solteiras que vivem reclamando que homem nenhum presta, que não estão em um relacionamento sério por que os homens de hoje em dia não são propícios a isso. Mas é claro que elas estão procurando nos lugares errados, se envolvendo com as pessoas erradas, é muito fácil dizer que fulano não serve para namorar, agora olhar no espelho e se auto-avaliar é meio difícil.
    Estou encaminhando o link para elas, quem sabe esse texto dá uma luz nas cabecinhas desajuizadas delas!! =)
    um grande abraço

    Curtir

    Responder

  5. Manô,

    Uma coisa aprendi bem cedo nessa jornada de busca pelo par que sonhamos, “não buscar”, apenas viver e deixar que a vida siga seu rumo, esse é o melhor caminho, pelo menos pra mim foi, para que a pessoa certa aconteça na sua vida, e ela vem sem que você envide qualquer esforço nisso. Adorei o texto! Gr. Bj.!

    Curtir

    Responder

  6. Oi Manoel
    Foi dificil te localizar _ ora a mensagem era que o blog havia sido fechado ora precisava de convite,Vejo pelas postagens que está atualizado ,eu que te perdi mesmo.Espero que não! rs
    Um texto com boas orientações_ é só ir a luta! e seguir os passos do Sandro …
    abraços

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista dos meus pontos

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

%d blogueiros gostam disto: