MÃE

Imagemby Cora Coralina

Renovadora e reveladora do mundo

A humanidade se renova no teu ventre.
Cria teus filhos,
não os entregues à creche.
Creche é fria, impessoal.
Nunca será um lar
para teu filho.
Ele, pequenino, precisa de ti.
Não o desligues da tua força maternal.
Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições…
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Em ti está presente a humanidade.

Mulher, não te deixes castrar.
Serás um animal somente de prazer
e às vezes nem mais isso.
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
Tumultuada, fingindo ser o que não és.
Roendo o teu osso negro da amargura.

* O que acham da sugestão da poetisa???!!!

8 responses to this post.

  1. Qualquer coisa que se fale bem de mãe, eu tô assinando embaixo, meu querido rs

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  2. A mulher na história é um rio que desaguou para o mar. Sempre gostei da minha independência, mas não vou mentir, se pudesse, teria deixado tudo pra poder criar meus filhos e me dedicar inteiramente à eles. Teria permanecido nas margens, desde que isso não me fosse um tormento. Infelizmente a realidade de muitas não permite isso, e para aquelas as quais permite, é realmente lamentável que em vez de criar os filhos, deleguem essa tarefa para terceiros. Ler Ana é sempre um prazer! Gr. Bj. Manô!

    Curtir

    Responder

    • Cris, seu comentário é bastante pertinente. Postei isso com a Cora Coralina mais no intuito de “provocar” as opiniões a dizerem que os tempos mudaram, como com um bom jogo de cintura você o fez. A Cora Coralina está perfeita para o tempo dela. Nós, infelizmente seguimos uma realidade outra. Se está certa ou errada, não sei. Daqui 50 anos vamos poder ver o resultado de educar filhos por “chocadeira”, nõa é?!
      Um beijo,
      Manô

      Curtir

      Responder

  3. Manoel,
    Não direi o que acho da sugestão da poetisa, mas sei que o importante para qualquer pessoa, é realizar-se. Seja essa realização na “independência” que providencia um emprego e o sucesso profissional, seja ela no lar, rodeada dos seus pequenos.
    Mas, em nenhum caso, um ou outro devem tornar-se uma reclusão imposta pela sociedade supostamente “bem pensante”. Cabe a cada um, incluindo a cada mãe, encontrar-se por si próprio e não pelo que lhe é imposto.
    Abraço!

    Curtir

    Responder

  4. Ah esse velho novo assunto; o “ser ou não ser” do sexo frágil: ser mãe, ser mulher, trabalhar, dirigir, pagar as contas… e (será?) beber, falar palavrão vez ou outra, entender um pouco de mecânica e futebol, querer um pouco mais de prazer, ser um pouco mais egoísta (egoísta?), menos servil, querer que ajudem a preparar o jantar e lavar a louça e, eventualmente, ter de deixar os filhos na creche! Sou mãe de 3 filhos: a melhor parte de mim!!! Mas não sou beata, nem beatificável: não dou conta de tudo e tenho arroubos de egoísmo! Pertenço a essa “espécie ainda envergonhada, mas sou desdobrável, como descreve Adélia Prado:

    Com licença poética

    Quando nasci um anjo esbelto,
    desses que tocam trombeta, anunciou:
    vai carregar bandeira.
    Cargo muito pesado pra mulher,
    esta espécie ainda envergonhada.
    Aceito os subterfúgios que me cabem,
    sem precisar mentir.
    Não sou feia que não possa casar,
    acho o Rio de Janeiro uma beleza e
    ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
    Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
    Inauguro linhagens, fundo reinos
    — dor não é amargura.
    Minha tristeza não tem pedigree,
    já a minha vontade de alegria,
    sua raiz vai ao meu mil avô.
    Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
    Mulher é desdobrável. Eu sou.

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

