É PROIBIDO SER BELO ?

Imagemby Alan Ribeiro Fernandes

A primeira coisa que precisamos refletir é que cuidar de si mesmo, manter-se bem arrumado e cuidar da saúde não são coisas erradas. Chega a ser até mesmo um dever, já que nosso corpo é algo bom, que nos foi dado por Deus. “E Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom” (Gêneses 1, 31).

O que se torna destruidora é a ideia de perfeição e os padrões ilógicos pregados pela mídia de uma beleza a qualquer custo. E não são poucos os que aderem a essa “lei” que impera em nosso meio.

Outro dia, ao acessar a internet, deparei-me com a seguinte propaganda: “Saiba como ficar como as musas da novela!”. Fiquei imaginando quantas pessoas ficaram iludidas pela proposta de ser “outra pessoa”, parecer-se com um famoso. E ainda quantas delas não se desgastaram para isso e se frustraram, pois de nada adiantou seu esforço, já que seu coração permaneceu insatisfeito.

Na verdade, a batalha pela perfeição esconde algo muito além de um desejo de ser belo, esconde um desejo de ser visto, amado, dado a nós pelo próprio Deus para que pudéssemos nos voltar a Ele. Mas estamos sendo levados pelas ilusões e nos perdendo do verdadeiro sentido e beleza que possuímos.

Costumo dizer que se alguém tem o sonho de pular de paraquedas, mas isso não está na moda, a pessoa guarda o seu sonho e vive como todo mundo. Uma metáfora que revela muito sobre tudo. Precisamos ser aquilo que nascemos para ser: livres. Saltar é a nossa libertação!

Quantas pessoas acabam mortas ou seriamente doentes por buscar a perfeição em cirurgias, tratamentos, plásticas, tudo em favor de uma ilusão, por algo além de suas forças.

Enfim, as pessoas podem se aproximar de nós, porque algo as atraiu: a beleza, um sorriso, um olhar; mas só irão permanecer ao nosso lado se sentirem que o nosso conteúdo é que nos faz mais belos e, assim, seremos verdadeiramente amados, cuidados e encontraremos paz.

* Simples e fácil, não acham???!!!

Anúncios

18 responses to this post.

  1. Não sei, nunca me achei bela auhauaha

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  2. Manô,

    “o coração alegre, o rosto aformoseia” . É certo que a beleza relevante mesmo vem de dentro e isso, felizmente, não se encaixa em padrões. Mas é preciso um cuidado com a aparência, sem exageros claro. Uma dose de zelo pessoal é muito importante. Confesso, se pudesse, moraria numa loja de cosméticos, hahaha! Gosto de ter certos cuidados comigo e sou uma leoa com meus filhos nesse quesito. Enfim, gostei demais! Gr. Bj.!

    Curtir

    Responder

  3. Manoel, é só passar o olho numa banca e lá estão as revistas com os corpos “perfeitos”. O mesmo em qualquer site de notícias – sempre tem que ter a tal celebridade.
    Em contrapartida tenho visto cada vez mais “intervenções” contra esta ditadura que aprisiona e certamente traz infelicidade.
    Cuidar da nossa morada, que é temporária, da melhor maneira. E fico com a frase do comentário da Lola: A beleza interior sempre encanta!
    Beijo

    Curtir

    Responder

    • Ana Paula, a mídia sempre bombardeou as mulheres com a cultura de corpos perfeitos e agora vem atacando em paralelo os homens. É muito triste a gente não conseguir conviver com o que Deus fez de mais perfeito para a gente viver por aqui.
      Eu também acho perfeita a frase da Lola e é até um depoimento pela história que ela tem enfrentado e superado.
      Adoro vocês todos aí, Ana Paula. Fico feliz com sua presença aqui.
      Beijo

      Curtir

      Responder

  4. Manoel, espero que esse post abra os olhos de muita gente! Minha irmã fez um trabalho sobre como a mídia tenta nos influenciar o tempo todo, não só as mulheres, como os homens também (apesar de ser em menor frequência). Isso é tudo muito triste. Temos que ser fortes para podermos ser nós mesmos. Eu chutei o balde há algum tempinho e venho tentando ser eu mesma, rs. Não quero ser perfeita aos olhos dos outros, mas sim estar satisfeita comigo mesmo, pois é o que importa.

    Adorei o texto e a reflexão que ele nos traz!

    beijos

    Curtir

    Responder

    • Marcela, amiga muito querida. A gente tem que tomar cuidado com isso. Fico triste ao ver pessoas “cheinhas” fazendo dieta e tomando mil remédios que acabam por abalar seus sistemas nervosos. O pior é que elas são lindinhas daquele jeito porque é característica delas. Sofrem muito porque fugir do ” layout ” que Deus preparou para a gente é impossível, não é? Então fique satisfeita consigo mesma que essa naturalidade é que mostra o charme de cada um.
      Adorei você por aqui, Marcela ( minha musa inspiradora da Nikon D-3200, rs…rs ).
      Um beijo

      Curtir

      Responder

  5. A luta por uma aparência perfeita é um esforço para alcançar o vento. Gente bonita mesmo, é gente honesta e de bem com a vida. Afinal, tudo não passa de uma carcaça que cedo ou tarde, apodrecerá, não é mesmo?!
    Boa semana pra você, meu amigo!
    beijos
    Ana

    Curtir

    Responder

  6. Lindo texto. As pessoas sofrem demais por uma imagem ideal, um corpo de celebridade. Mas bonito mesmo é ser amado pelo que somos e como somos. Bonito é ser feliz.

    Curtir

    Responder

  7. Manoel,
    Existe uma verdadeira ditadura relativa à aparência. Essa ditadura, como todas as outras, faz propaganda e tira benefício da credulidade do público, aproveita a onda da busca de identidade de uma sociedade que não se conhece, não se analisa. Cria padrões nos quais todos devem enquadrar-se e faz crer que quem não se enquadra será castigado (pela exclusão).
    Quando alguns dissidentes resistem à ditadura da beleza e decidem ser o que são, criam a confusão na multidão que não entende uma tal atitude, mas ganham em objectividade. Esses raros, podem então observar os desastres provocados pela ditadura no parecer nos corpos e nas vidas de quem lhe sucumbiu…
    Ser-se a si próprio e desejar apenas parecer-se consigo próprio tornou-se uma atitude raríssima. A quando um “Nobel” da independência de pensamento e da aparência? 🙂
    Grande abraço, Amigo!

    Curtir

    Responder

  8. Manoel,
    Perfeito o texto, eu vivo pregando isto em meu blog. Tenho até uma tag que se chama de longe encanta, mas de perto espanta justamente para mostrar que até mesmo as atrizes, super modelos, são mulheres normais como eu e todas as outras deste mundo.
    E você tocou no ponto X da questão, esta busca desenfreada pela “beleza” esconde um desejo que as vezes eu considero como destruidor para não dizer maligno, de querer chamar a atenção e fazer com “todos” a admirem, desejem e outros “privilégios” que a tal da beleza pode proporcionar..
    Mas não se pode saber até quando né???
    E como eu sempre falo, as pessoas são únicas por si só.
    A beleza exterior as vezes engana. A beleza interior sempre encanta! frase de Samir França
    Um beijo, beijo e outro beijo
    Lola Maria

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

%d blogueiros gostam disto: