TEMPO É VIDA

Imageby Roberta Almeida

Atualmente, usa-se tanto a expressão “tempo é dinheiro”, que esta medida da vida tem-se tornado apenas uma estratégia de marketing para que o consumismo se acentue ainda mais em nossas vidas. Vemos recursos tecnológicos aos milhares, inovações a toda hora que apenas evidenciam a crise de identidade do ser humano. Mas nós não precisamos aprender a utilizar o modelo mais recente de um celular, o que precisamos é aprender a gerenciar o nosso tempo.

Para os empresários, o tempo pode até ser dinheiro, mas acredito que, antes de tudo, tempo é vida, a qual está diretamente ligada a esta cronologia que mede e enumera os acontecimentos e momentos vividos por nós.

Tenho escutado muitas pessoas dizerem que não tem tempo para “isso” ou para fazer “tal atividade”, e sempre que ouço esta frase me lembro que somos nós quem elencamos nossas prioridades. Considerando que temos um saldo diário de 24 horas e dele não podemos escolher como usar 8 horas que oferecemos ao nosso trabalho, ainda nos restam 2/3 que escolheremos como e com o que utilizar.

Esses dias, ouvi uma frase que dizia o seguinte: “Amar é gastar tempo com o outro”. Esta frase é de uma simplicidade e profundidade explícita, pois, amar é oferecer ao outro nosso tempo, nossa vida. Amar é cuidar, e quem ama gasta tempo, quer estar perto.

“Amar é cuidar, e quem ama gasta tempo, quer estar perto”

Este texto não tem o intuito de explicar o tempo nem como ele deve ser vivido, pois, tempo é vida e esta não se explica, apenas deve ser vivida da melhor maneira. Apenas quero dar espaço à reflexão, pois o pensamento nos oferece um diagnóstico do rumo que nossa vida está levando. Acertar o caminho sempre é possível, mas não devemos deixar este acerto para amanhã, pois este é incerto, e a vida acontece no presente que é o hoje.

Para finalizar estas palavras, apenas farei duas perguntas. Como você tem vivido? Como você tem tratado as pessoas ao seu redor, a sua família? A nossa vida é feita de escolhas. Escolha viver e não apenas passar pela vida.

* Serve como uma reflexão???!!!

28 responses to this post.

  1. Venho gastando bem o meu tempo rs

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  2. Nosso tempo em geral é ocupado com nossas prioridades, não questiono isso. O problema é que ele é também ocupado com nossas obrigações e estas não nos é dado escolher. Se as temos, dispensamos a elas o tempo que lhes é devido. Mas não devemos esquecer que é sempre possível remir o tempo. Gr. Bj. Manô!

    Curtir

    Responder

  3. Texto brilhante sobre um tema que sempre vem a minha mente (e aos meus posts).
    Vivo reclamando que não tenho tempo, mas acho que tenho consciência que é por conta das minhas escolhas. Não me arrependo nem um pouco, mas espero melhorar todos os dias e administrar meu tempo cada vez melhor!
    Beijos,
    Laís

    Curtir

    Responder

  4. Manoel, acho de extrema importância esse tema que você abordou e também o que a Paula disse. Há mais ou menos dois anos atrás me vi sem tempo pra mim, para os meus amigos, para as coisas que de fato tem valor nessa nossa breve vida. Estava atravessando a existência em função do trabalho e deixando de lado tudo o que eu era. Um dia me assustei com o que tinha me tornado, com a percepção da vida que tinha adquirido e decidi tomar um caminho de volta. Minha esposa me presenteou com um caderninho pra escrever meus pensamentos e questões que me perturbavam, e fui aos poucos me reconhecendo novamente. A poesia brotou em mim. Parte desse caderninho resultou no meu blog. Parabéns pelo post e pelo seus escritos que nos ajudam a pensar no modo como vivemos. “Amar é cuidar, e quem ama gasta tempo, quer estar perto”, essa é um grande verdade que tem um poder gigante de mudar a nossa trajetória.
    Grande abraço!

    Adriano

    Curtir

    Responder

  5. Manoel!
    Ultimamente tenho notado que não me sobra muito tempo para fazer as coisas que quero e gosto. Mas o tempo não é culpado por ser curto demais. A culpada sou eu, que não tenho conseguido administrar as minhas prioridades. Mas tenho certeza que em breve eu chegarei lá! Até porque a vida é feita de escolhas e cabe a mim decidir o que quero fazer com o meu tempo para ser feliz.
    Beijos 😉

    Curtir

    Responder

    • Vânia, super fofo o seu comentário. Você eu tenho certeza que chega lá. É super organizada e competente para gerenciar o danado do tempo. Falando isso eu (como sou engenheiro) fiquei impressionado com o controle de uso das máquinas de lavar roupa daí naquele seu post, kkk! Muito bem administrado.
      Um beijo com muito carinho

      Curtir

      Responder

      • Eu que o diga com relação às lavanderias suecas. Mesmo de vez em quando ocorrendo algum contratempo, elas funcionam super bem. É um estilo diferente daquele que estamos acostumados no Brasil. Estou aprendendo e me acostumando!
        Beijos. 😉

        Curtir

        Responder

  6. Querido amigo Manoel, sempre tão delicado comigo,

    Eu desejo tudo de bom a voce, seus familiares e a todos nossos amigos presentes.
    Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

    Boas Festas, muita paz.

    Beijos

    Curtir

    Responder

    • Sissym, você é aquela amiga querida que toma conta do coração da gente. Se meu coração fosse um condomínio você seria a síndica, rs…rs.
      Agradeço muito esse seu carinho e, da mesma forma, desejo o mesmo a você e família.
      Beijos com muito carinho

      Curtir

      Responder

  7. Manoel, acho de extrema importância esse tema que você abordou e também o que a Paula disse. Há mais ou menos dois anos atrás me vi sem tempo pra mim, para os meus amigos, para as coisas que de fato tem valor nessa nossa breve vida. Estava atravessando a existência em função do trabalho e deixando de lado tudo o que eu era. Um dia me assustei com o que tinha me tornado, com a percepção da vida que tinha adquirido e decidi tomar um caminho de volta. Minha esposa me presenteou com um caderninho pra escrever meus pensamentos e questões que me perturbavam, e fui aos poucos me reconhecendo novamente. Parte desse caderninho resultou no meu blog. Parabéns pelo post e pelo seus escritos que nos ajudam a pensar no modo como vivemos. “Amar é cuidar, e quem ama gasta tempo, quer estar perto”, essa é um grande verdade que tem um poder gigante de mudar a nossa trajetória.
    Grande abraço!

    Adriano

    Curtir

    Responder

  8. “A nossa vida é feita de escolhas. Escolha viver e não apenas passar pela vida.”

    Saborear novos sabores, olhar novas paisagens,… A vida é curta demais para vivermos sempre atados (:

    Bom dia , Manoel!

    Curtir

    Responder

  9. Ótimo texto.
    A frase “não tenho tempo” foi utilizada bastante por mim ultimamente.
    Mas concordei quando disse que temos prioridades, e então, se não temos tempo para algo, é porque não é tão importante.
    Meu pai sempre diz que é importante gerenciar o tempo. Ele realmente aplica isso. Nunca vi uma pessoa conseguir fazer tanta coisa em um dia só.
    Beijos

    Curtir

    Responder

  10. Manoel,

    Parece uma evidência pensar que pertence a cada um de nós escolher como passar cada minuto da vida… mas será assim tão simples?
    Penso no pobre que, para alimentar a sua família, deve cumular dois empregos, saindo de casa às 6h e voltando às 22h. Terá esse homem a escolha de como ocupar o seu tempo?
    Penso na mãe que, por razões diversas, deve educar sozinha os seus filhos. Entre o trabalho, conduzir o mais jovem à piscina, o mais velho à lição de música, preparar o jantar, cuidar a casa… quanto tempo lhe sobrará para momentos de qualidade com os seus filhos?
    Parece-me demasiado redutor dizer que pertence a cada um escolher o que fazer com o seu tempo… só os que beneficiam de uma vida “confortável” podem pretender a tal privilégio…

    Abraço e os votos de uma excelente semana!

    Curtir

    Responder

    • Dulce, adorei o seu comentário. É um complemento perfeito da postagem. Bastante realista e verdadeiro. A postagem teoriza mais em cima de quem leva uma vida mais confortável mesmo. No corre corre do dia a dia a prática é outra. Muitas vezes diz-se que ter tempo é questão de preferência, mas não estamos tendo tempo de ter preferências, não é? Rs…rs!
      Um abraço grandão,
      Manoel

      Curtir

      Responder

  11. Sabe o que faltou ser dito? Que é também preciso ter tempo para nós mesmos. Esses dias me peguei com uma dor de cabeça constante e que durou 3 dias. Daí descobri. Não tenho dormido o suficiente. É por isso que já estou aqui na minha caminha e só passei pra alimentar a alma nessas preciosidades que vc posta.
    Amar é gastar tempo. Gostei disso. Pura verdade.

    Beijos, amigo querido e boa semana pra vc.

    Curtir

    Responder

    • Paulinha, faltou mesmo> Principalmente para nós dois que somos dados a viver como “corujets” (chique, né? coruja de voo rápido, kkk!).
      A gente brinca, mas não da para abusar da falta de dormir. Viu que o organismo já reclamou com uma bela dor de cabeça. Enfim, nada grave e você continua a fofura de sempre. Você é a minha amiga mais querida. Nunca vi alguém com tanto carinho e atenção para dar para a gente.
      Já escreví isso no seu blog, mas repito: Essa nova foto do seu perfil está linda.
      Uma semana maravilhosa para você também.
      Um beijo com muito carinho

      Curtir

      Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

