ELOGIO, UM REMÉDIO QUE CURA

Elogioby Dado Moura

Muitas vezes, saltam aos nossos olhos apenas os defeitos de quem está ao nosso lado, e, raramente, tecemos algum comentário sobre suas qualidades.

As críticas – especialmente quando falta o bom senso nas palavras – tendem a criar uma barreira entre o casal. E a pessoa, por medo de ser novamente repreendida em seus atos, sente-se inferiorizada e, consequentemente, mais insegura, até mesmo diante daquele que poderia ser o seu apoio.

 

Em nossos relacionamentos, muitas promessas de mudança de comportamento, certamente, já tenham sido feitas, mas, infelizmente, poucas vezes cumpridas. Fazer uma série de cobranças a respeito daquilo que o outro não conseguiu, por via de regra, acaba se transformando em discussões que, raramente, poderão trazer algum resultado, exceto dores de cabeça e estresse.

 

Ofuscada pelas decepções, a pessoa criticada se sente a menor das criaturas e incapaz perante o outro. De forma que definir novas estratégias, para restabelecer a vontade em continuar com aquilo que lhe era um desafio, torna-se pesado demais…

 

Consequentemente, a decepção e toda uma carga de maus sentimentos parecem lançar por terra aqueles esforços investidos no compromisso. Assim como as más palavras destroem um caráter e corrompem as sementes das virtudes; as palavras cheias de benevolência aumentam nossa autoestima, robustecem nossa autoconfiança e, de maneira especial, fortalecem nossos vínculos – muito mais do que bens ou presentes poderiam fazê-lo.

 

Algumas situações podem ter outro desfecho, quando elogiamos, sinceramente, as pessoas naquilo que para elas tem sido motivo de esforços.

 

Todos nós, de alguma maneira, buscamos compensação para aquilo que fazemos. Nem sempre essas compensações precisam vir de um bem material.

Talvez, o início para se alcançar o cumprimento das metas e objetivos, numa vida a dois, esteja contido nas palavras mútuas de encorajamento ou em simples elogios, mesmo quando aquilo que foi prometido, anteriormente, tenha manifestado pequenos sinais de mudança.

 

Todos nós temos qualidades e podemos enaltecê-las por meio de elogios sem frisar tanto os defeitos, pois, se a pessoa que convive conosco mal percebe nossas qualidades, de quem poderíamos esperar tal reconhecimento? O elogio faz com que a pessoa perceba que é notada e, uma vez valorizada, sua autoestima cresce e tudo contribui para fortalecer os vínculos entre o casal.

 

Na verdade, estamos, por intermédio das palavras, encorajando nossa (o) companheira (o) a se empenhar ainda mais naquilo que ela (ele) está buscando ou se esmerar em outras tarefas, ratificando pelas palavras, o nosso voto de confiança.

 

Não se trata de fazer elogios vazios, faltando com a sinceridade.

Para a pessoa que amamos, os elogios são indicadores de que nos importamos com ela e queremos o seu crescimento. São práticas simples e eficazes que não nos custam nada. Isso nada tem a ver com bajulação, que, frequentemente, pode não passar de uma tentativa de manipulação das coisas ou situações para se obter certo benefício.

 

Não precisamos esperar nobres gestos para elogiar alguém que esteja ao nosso lado. Pequenos e sinceros comentários podem tornar o dia de quem amamos muito mais agradável e não há contraindicações, podendo ser aplicados em qualquer relacionamento.

 

Falar bem do outro, querer bem ao outro e promovê-lo é importante, pois, na verdade, os elogios são os aplausos aos esforços das mudanças, as quais são tão necessárias para se estabelecer o bom convívio.

 

Há muitas maneiras de mostrar a alguém o nosso carinho. E por que não acrescentar também a eficácia dos elogios?

* Custa oferecer esse carinho para as pessoas???!!!

Anúncios

36 responses to this post.

  1. Belo post, Manoel!

    O mundo necessita de elogios, as pessoas são atraídas pelas coisas ruins.
    Sempre procuro elogiar as pessoas, além de você receber um grande sorriso, essa pessoa ficará feliz porque te agradou e sempre se sentirá incentivado (a).

    Adorei o seu post, muito bom! Parabéns.

    Curtir

    Responder

  2. Posted by Lucinéia Bastos on 29 de janeiro de 2014 at 18:56

    Olá meu querido, sempre tão gentil.. não pude me conter em não comentar sua mensagem… td na nossa vida é um vai e vem constante, em relação a td.. ultimamente estou limitada as paredes de meu quarto, só saio para ir a retornos médicos, por conta de um acidente de moto que sofri, hj por acaso estou chorona, e ao ler sua mensagem fiquei emocionada por td q estou passando, elogios, carinhos, compania.. como disse no meu post.. ainda estou a espera pq quero um amor sincero.. e estou sentindo falta disso.. há dias q penso q não preciso disso e há dias q sinto falta… vai saber né.. quem poderá me entender, rsrsrsrs… eu sinceramente acho q elogiar, agradar, faz mto bem pra alma, pro coração… deixo um grande abraço..

    Beijoss.. Lú.

    Curtir

    Responder

  3. Manô,

    Dar carinho é via de mão dupla, e tem que ser assim para que essa ação sobreviva e produza seus frutos. Se, por algum motivo, torna-se mão única, não chega-se a lugar algum. Preciso dizer que amei?

    p.s: quero te ler meu amigo. Pense nisso!

    Gr. Bj.!

    Curtir

    Responder

  4. Olha, como sempre achei o prisma excelente. Bem escrito. Sincero. Honesto. Tranquilo. Sereno. Calmo. Tudo isso me fez pensar e pensar é bom. Os elogios são verdadeiros. Você faz por merecer.

    Curtir

    Responder

    • Mariel, gente finíssima. Agradeço bastante sua sempre constante presença por aqui e os inteligentes comentários (Não é o caso desse porque senão acabo ficando “mascarado”, kkk! Isso nunca vai acontecer!) que você faz. É um cara espirituoso e sempre que pode cutuca uma ou outra ferida por aí. Isso é bom porque ajuda a dar firmeza para muitos talentos que aparecem na web.
      Valeu meu amigo!
      Um abraço

      Curtir

      Responder

  5. Infelizmente, dar carinho custa muito pra muita gente. Um belo texto para refletir!

    Curtir

    Responder

  6. Que texto ótimo!
    Uma vez eu estava em uma palestra e a mulher disse: “Faça ao menos 3 elogios sinceros por dia e se sentirá melhor.”
    Eu concordo com isso. Elogiar faz bem para ambas as pessoas.
    Beijos

    Curtir

    Responder

  7. Olá, Manoel! Que bom voltar aqui no teu cantinho.
    E que texto motivador, também! Inclusive, acho que ele pode ser estendido não apenas aos casais, mas aos relacionamentos em geral. O elogio verdadeiro tem o poder de curar.
    Inclusive, esse post me lembrou de algo que aconteceu comigo recentemente na cantata de natal que teve na minha igreja.
    Lá tem uma moça, Rebeca, que canta muito bem (e canta também no grupo de louvor da igreja). Nesse dia, ela cantou especialmente bem e foi tão lindo vê-la cantando… Meus olhos encheram d’agua. No final do culto, pensei em elogiá-la mas fiquei meio relutante porque sou muito tímida. Acabei por ir e a elogiei dizendo a ela o quão lindo foi vê-la cantar… E daí aconteceu que ela marejou os olhos e abriu um sorriso lindo! Ela disse que o marido dela tinha acabado de falar com ela e disse que ela “já tinha cantado melhor” ou algo assim e ela me agradeceu e me abraçou. Eu me senti tão bem depois disso.
    E então, pensei no quão fechados somos e como atos tão pequenos assim, de distribuir amor por aí, são tão importantes e raros. As pessoas são acostumadas de vê-la cantar no louvor e nas cantatas e todos acham que ela canta bem mas será que ELA sabe disso? Pela cara de surpresa que ela fez, provavelmente ela nem sabia quão incrível é.
    Enfim, desculpa escrever tanto. Pensamentos de uma garota. hahahahaha

    Belo post!
    Até!

    Curtir

    Responder

    • Anna Júlia, esteja sempre a vontade para escrever o quanto você quiser. Foram pensamentos de uma garota, mas uma garota inteligente e muito especial. Adorei o seu comentário e também desse seu testemunho. Isso é muito importante pois mostra na prática a realidade das coisas. Muito bom, Anna Júlia.
      Um beijo

      Curtir

      Responder

  8. Manoel,

    Precisamos enaltecer as qualidades e criticar menos as pessoas de nosso convívio. Todo mundo precisa se sentir valorizado.

    Bjs

    Curtir

    Responder

    • Sissym, minha querida. É verdade mesmo. Tanta gente boa nesse mundo e me parecem todos apáticos. Precisamos de maior vibração. A vida é linda e as pessoas que convivem conosco também tem os dons que Deus deu para elas. É só prestarmos a atenção e curtirmos essas maravilhas.
      Beijo carinhoso no coração da Sissym

      Curtir

      Responder

  9. Aí eu aproveito exatamento este texto para vir te visitar. 🙂
    Obrigada!

    Curtir

    Responder

  10. Manoel se relacionar não é fácil. Seja em família, entre amigos, no trabalho. No relacionamento a dois então, aí sim o bicho pega! Não sou a melhor criatura para dizer o que é certo ou errado. Sou uma pessoa em processo de evolução constante mas se tem uma coisa que gosto de fazer é elogiar. De coração pois o elogio sincero é um afago na alma sem dúvida. As pessoas hoje vivem muito mais para atirar pedras e criticar. Eu mesma faço o Mea Culpa pois sou bem crítica com tudo. Mas busco sempre fazer uma crítica construtiva. Caso contrário me calo que é o melhor que faço. Sempre bom aparecer por aqui. Beijo

    Curtir

    Responder

  11. Posted by Olivia Alves on 27 de janeiro de 2014 at 12:05

    Importante no relacionamento a dois e também em todos os relacionamentos!
    Quem é que não gosta de receber um elogio? É claro que precisam ser sinceros… Muitas vezes valem bem mais do que uma compensação financeira, ou um “prêmio”!

    Acho válido elogiar a sua excelente escolha de texto, Manoel!

    Beijo

    Curtir

    Responder

  12. infelizmente é muito mais facil criticar, né Manoel?

    Curtir

    Responder

    • Inaie, minha amigona querida. Nossa, fico muito feliz por encontrá-la aquí. Passo todos os dias em frente ao Colégio Objetivo e não dá para não lembrar de vocês. Depois vou visitar seu blog. Muitas saudades.

      Concordo com você. Criticar é mais fácil e dá mais plateia para aplaudir, não é?

      Um abração grande para você, Fábio e as duas “crianças” (kkk!)

      Curtir

      Responder

  13. Eu sempre acho engraçado meu caro Manoel – aquelas pessoas que reclamam de seus pares. Outro dia uma amiga me disse “ele não é perfeito, mas ele vai mudar” e eu fiquei olhando para ela com aquela expressão incrédula. Pensei “mudar não vai mesmo” e porque mudaria?
    Enfim, gosto do mio amore do jeito que ele é com seus defeitos e qualidades. Perfeição é coisa chata, eu vivo em busca dela com os meus escritos e nunca estou satisfeita. rs Prefiro mesmo um homem do jeito que é porque me permite trabalhar a mim mesma todos os dias, afinal, levou anos para eu mesma me aceitar não posso esperar menos daquele que comigo caminha.

    bacio

    Curtir

    Responder

    • Lunna, que lindo! Isso não é um comentário. É uma linda declaração de amor que hoje em dia a gente só vê nos livros. Os relacionamentos estão mais em moda tendo como intermediários os advogados de ambos os cônjuges, não é mesmo?
      Adorei o seu comentário e por pouco não me apaixono por você (rs…rs).
      bacio

      Curtir

      Responder

  14. Será que nosso orgulho, o orgulho humano, é que pode nos travar neste sentido? De apreciar as qualidades dos outros e expressá-las?

    Ou o medo de ter de encarar a vaidade do outro?

    Há um provérbio que diz que somos provados pelos elogios que recebemos. Mas que faz bem, isso faz sim.

    Um abraço, Manoel!

    Curtir

    Responder

    • Rika, em princípio eu estava com muitas saudades de você. Que bom ter você aqui.

      Seu comentário foi bem inteligente. Me fez pensar e concluir que tanto elogiar como o receber elogios exige da gente muita humildade. O elogio que eu dou tem que ser sincero (só faltava ser comercial, kkk!) e o que eu recebo, encaro como um carinho merecido em relação ao meu proceder. Claro que a gente percebe quando é elogiado por interesse, não é?
      Muito legal seu comentário, Rika.
      Um abraço grande para você

      Curtir

      Responder

      • Saudades também!

        Esqueci minha senha e só consigo entrar por um aplicativo do WordPress que eu havia instalado. Mas é lento e trava com internet 3G.

        Tentando resolver, abraços!

        Curtir

        Responder

        • Rika, tenho a impressão que se você conseguir se identificar direitinho eles dão a oportunidade de você mudar a senha e aí você consegue entrar. Se a gente tenta por meios que podem ser confundidos com invasão de privacidade o nosso IP pode ficar comprometido e isso é desagradável. Converse com o WordPress que você consegue.
          Um beijo,
          Manô

          Curtir

          Responder

  15. Amigo querido, o nome disso é reforço positivo o qual eu totalmente acredito. Até com crianças é importante frisarmos seus bons comportamentos em vez de reprimir os maus.
    Quem não gosta de ouvir um elogio, né? Faz bem para a alma.
    Beijoooo e boa semana

    Curtir

    Responder

    • Paulinha, dada a importância do elogio só me resta elogiá-la com sinceridade extrema. Você é minha amiga sempre presente e bastante atenciosa. Claro que eu sempre gostei muito de você, mas sua presença e comentários nas minhas postagens são imediatos. Eu acabo de postar e já recebo um comentário carinhoso seu.
      Você é um amorzinho de pessoa. Mora no meu coração.
      Um beijo com muito carinho e uma semana maravilhosa para a amiguinha Paulette (rs…rs. A Vanoca está passeando no Brasil. Veio pegar uma cor e pelo calor que tem feito já deve ter escurecido completamente!),
      Manô

      Curtir

      Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

El Diver

a vida em todas as suas divergências

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

%d blogueiros gostam disto: