POR QUE ANDO TÃO NERVOSO?

Imagemby Ricardo Sá

Calma não se improvisa; é decisão exercitada.

É também resultado de uma série de pequenas decisões que tomamos, e, aos poucos, acabamos assimilando um modo de ser que nos dá força e serenidade para enfrentar o que nos tira do sério.

Reveja o que você está decidindo. Tenha coragem!

Outra dica é compartilhar com alguém o que você sente e o que o tira do sério.

Falando com alguém nos tornamos mais responsáveis por nosso crescimento!

Outra dica?

Faça silêncio!

Há sujeiras que só o silêncio sabe limpar!

 

* Vale a pena tentar, não acham???!!!

30 responses to this post.

  1. Bem complementar do “Por que tem gente que fala demais”, né? 😉

    Curtir

    Responder

  2. “Há sujeiras que só o silêncio sabe limpar!”
    –Amei isso.
    =)

    Curtir

    Responder

  3. Depois que mudei para a Suécia comecei a cultivar mais esse lado tranquilo da vida. Tento resolver as coisas com calma, sabedoria e discernimento. Mas, confesso que em situações em que tenho minha privacidade invadida, a calma vai para o final da fila. Eu ei de saber administrar isso também!
    Beijos.

    Curtir

    Responder

  4. Fazer silêncio – tão simples para uns – tão difícil para outros. Como faz? rs
    Eu gosto da parede branca para onde olho e respiro fundo. O que me deixa com raiva: pessoas que não entendem que o outro tem direito de existir indiferente a minha própria existência. rs Mas eu respiro fundo e visto meu melhor sorriso. rs

    bacio

    Curtir

    Responder

    • Lunna, você citou uma coisa que eu deveria responder por e-mail porque poderia esticar mais e dar asas a discussões (sadias) e consequente novos conhecimentos sobre esse “monte” de “únicos” seres humanos. Mas vamos ao compacto:
      “Fazer silêncio – tão simples para uns – tão difícil para outros.”
      Eu já passei pelas duas fases: a do simples e a do difícil e conclui que a gente consegue mudar conforme a necessidade. Mas tem que ser uma necessidade vital.
      Eu sempre fui muito agitado e só de ouvir falar em silêncio já me sentia incomodado. Sempre que recorria a relaxamentos eu ficava mais tenso. Até pensei que os fiosinhos do meu cérebro estavam ligados de um modo invertido, mas… com muito esforço e bastante treino consegui curtir o desejado silêncio. É um estado de espírito. Para quem estava sempre ligado como eu o processo deu tão certo que, exagerando muito, quando quero ter meu silêncio se alguém “cuspir”em meu rosto eu nem ligo. Fico superior a essa situação inferior de rebeldia. É duro resumir porque sai meio pela metade e no fim vão achar que sou louco, kkk.
      Bem, aprendi a relaxar e desaprendi a me agitar. Agora a agitação é que me incomoda. A solução é respirar fundo, abrir o melhor sorriso e fazer de conta que valeu o esforço, rs…rs.

      bacio

      Curtir

      Responder

  5. Posted by adrianabalreira on 11 de março de 2014 at 9:20

    Prefiro exercitar o silêncio. Para mim isso funciona melhor. Sou dessas que não gosto de compartilhar aflições com ninguém. Espero acalmar tudo por si só. Calma e paciência sempre.
    Beijos
    Adriana

    Curtir

    Responder

  6. Silêncio… Parece-me sempre uma estratégia adequada!

    Curtir

    Responder

  7. Manô,
    Adorei: “Há sujeiras que só o silêncio sabe limpar!”
    Não há maior verdade no que diz respeito à interação entre humanos imperfeitos que somos…
    Nem sempre é fácil conservar a calma, mas a experiência vai ajudando e ensinando como é indispensável que esse silêncio nos sirva de escudo contra agressores que, afinal, aguardam apenas a nossa reação. Se ela for agressiva, o círculo da violência (sim, sim, violência pode vestir-se de inúmeras formas) não terá fim. Mas, se aprendemos a reagir com calma, indiferença e, porque não, um ato de amor, quebra-se a agressividade para deixar o silêncio possa fazer-se ouvir…
    Adorei esta reflexão!
    Beijinho, Manô!!!

    Curtir

    Responder

  8. Calma, sempre me pareceu uma palavra nervosa. Basta ouvir: “Tenha calma” , pra ficar mais tenso.
    Concordo super, com a ideia de que é questão de exercício, muito mesmo. Exercício e respiração. Gosto mais do silêncio do que das conversas quando é necessário que me acalme. O silêncio ajuda a respirar melhor.e junto com a quietude, acaba mudando nossa energia, colocando nervosismos em outra perspectiva.
    Suas reflexões são sempre válidas.
    Beijo,

    Curtir

    Responder

  9. “Há sujeiras que só o silêncio sabe limpar!” exercício difícil, mas fundamental!!
    Bela publicação!!

    Curtir

    Responder

  10. Posted by Bah on 8 de março de 2014 at 15:07

    Olá querido! Procuro praticar isso sempre e ainda mais agora. E, por incrível que pareça, a vida fica mais leve.

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  11. Concordo, Manoel. Acho principalmente bom rever o que estamos decidindo sempre. E claro,acho que quando conversamos com alguém sobre o que sentimos ficamos mais leves, né?

    Curtir

    Responder

  12. Olá, amigo Manoel!
    É mesmo verdade que no mundo agitado em que vivemos, seja muito difícil, ao longo de um dia estressado,que a gente encontre a paz de espírito e a calma da qual tanto necessitamos. Mas sair em busca de paz,calma e serenidade pra nossas vidas é mesmo uma decisão que temos de tomar,é uma nova escolha de caminhos e sem dúvida, uma experiência de muito exercício. E quantas vezes perdemos a calma por tantas bobagens… É preciso mesmo “reeducar” a nossa alma,diante desses momentos e encontrar a melhor saída…E como bem diz o autor no finalzinho do texto,às vezes basta apenas buscar pelo silêncio…Um grande aliado e santo remédio!
    Que a gente busque sempre mais calma,paz e paciência pra seguir o nosso caminho…
    Meu abraço grande e um ótimo fim de semana pra você!!!
    Teresa
    (“Se essa lua fosse minha”)

    Curtir

    Responder

    • Teresa, minha amiga muito querida! Eu estava com saudades de vocês todos aí. Mas a gente corre tanto que só se lembra que estava com saudades quando se encontra, não é?! kkk!
      Seu comentário é uma realidade. Hoje andamos com o “estopim” meio curto e explodimos por pouca coisa.
      Um maravilhoso final de semana para vocês também e um beijo no coração de todos vocês.
      Manoel

      Curtir

      Responder

  13. Acho que temos mesmo que exercitar a calma. Talvez o mundo virtual tenha exacerbado nossas impaciências. Tudo tão instantâneo, tão a um clic, a um enter, que quando nos deparamos com uma fila, com um problema que necessita de tempo para se resolver, não conseguimos e nos exasperamos, podendo inclusive ter resultados, ações horríveis.
    Vamos sim praticar a paciência e o silêncio, que é transformador.
    Beijo!

    Curtir

    Responder

    • Ana Paula, seu comentário me fez perceber que perdemos a paciência. Viramos imediatistas. Precisamos exercitar a calma com o “caipira” que coloca a mão no cavanhaque e fica observando e pensando enquanto a gente fala como uma matraca e resolve tudo meio no tapa. Temos que exercitar o poder de barganha que é feito com calma e estratégia. Sem pressa!
      Beijo!

      Curtir

      Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

El Diver

a vida em todas as suas divergências

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

Sacudindo as ideias

Exercícios literários, escrita solta, pensamentos...

