PREPARE SUA VIDA, NÃO A DEIXE PASSAR

Imagemby Felipe Aquino

Sem tomar conselho, erra-se muito. Sem ser organizado, perde-se muito tempo e eficácia. Aquele que não arruma bem o seu armário não consegue organizar o seu espírito. O povo diz, sabiamente, que um homem prevenido vale por dois, porque é um homem organizado. “Melhor prevenir do que remediar.” Mas a organização só é possível quando somos pacientes e não somos preguiçosos. É a preguiça a mãe da bagunça.

Ninguém faz um edifício sem uma planta arquitetônica, uma planta elétrica, hidráulica e estrutural. Se fizer, estará correndo sério risco de ter que refazer muita coisa a um custo muito maior. Sabemos que Deus projetou cada um de nós detalhadamente em cada uma de nossas células.

Muita gente se atrapalha, porque, por preguiça, sempre prorroga as coisas a fazer, hoje, para o dia de amanhã. Quem adia as soluções dos problemas não os quer resolver de fato. Amanhã é o dia em que os preguiçosos trabalham, os perversos reformam suas vidas e os pecadores se arrependem.

Um problema enfrentado logo, e bem definido, é um problema meio resolvido. As tarefas adiadas com alegria, muitas vezes, têm de ser feitas depois com lágrimas. Que nos digam aqueles que puderam estudar na juventude, mas não o fizeram; depois, tiveram de estudar já casados!

Diz um provérbio árabe que “tudo o que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá, certamente, uma terceira vez”. Então é preciso estar prevenido e saber se precaver das coisas que já fizemos errado uma vez. Os fatos não deixam de existir por serem ignorados. Não feche os olhos para os fatos; o pior cego é o que não quer ver.

A desordem é sinal da ausência de autoridade e disciplina. É preciso ordem; onde muitos mandam, pouco se realiza. A chefia é imprescindível; não há uma instituição humana que possa ter bom desempenho se não tiver um chefe: a nação, a família, a empresa, a cidade… O provérbio diz que “dois capitães afundam o navio”.

Ser organizado e eficiente não quer dizer tomar decisões precipitadas; elas são imaturas. Outro provérbio árabe diz que “ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés”. Isso pode acontecer pela precipitação.

Para sermos organizados e previdentes, precisamos aprender muito com a vida; pouco se aprende com uma vitória, mas muito se aprende com uma derrota. Você já notou que é nas pedras pequenas que tropeçamos? As grandes nós as enxergamos. Com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo bem feito.

As empresas buscam qualidade, e isso significa vender o melhor produto do mercado pelo menor preço. Essa é imbatível! Mas exige organização, métodos, procedimentos corretos, entre outros.
 
Os manuais de qualidade de qualquer empresa nos ensinam que ser otimista é uma qualidade, ser educado, organizado e prevenido também são qualidades. Também é uma característica positiva ser atencioso, fiel e cumpridor da palavra. Respeitar a saúde, ser paciente, dizer sempre a verdade são qualidades essenciais, assim como amar a família e os amigos. Perceba que a “qualidade” está mais nas pessoas que nos produtos; este é apenas uma consequência. 

Um belo conselho que Jesus nos deixou é que devemos “viver um dia de cada vez”.

Todas as operações de cada dia se repetem: comer, beber, dormir etc., porque Deus fez a nossa natureza assim. Se você não a respeitar, não terá saúde e paz. Você pode carregar o peso do seu dia de hoje, porque tem forças para isso, mas não pode somar o peso de ontem e o de amanhã. Jesus nos deixou isso bem claro: “Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34). 

Qualquer que seja o medo que você possa ter do futuro – desemprego, cuidados dos filhos, doença… –, deixe tudo nas mãos de Deus, e apenas faça a sua parte hoje. Lembre-se de que Deus não toma à força o peso das suas preocupações, mas caminha a seu lado, discreto e paciente, esperando que você O chame e Lhe entregue as preocupações e tribulações do dia. 

Aquele trabalho difícil de fazer o inquieta? Entregue-o a Deus. Você verá que será mais fácil. Se é uma perda irreparável, entregue-Lhe o que foi perdido. Só assim será possível ter paz. 

Aprenda a entregar tudo ao Senhor. É um aprendizado lento, longo e requer perseverança, mas é valioso. A cada dia aceite morrer para as preocupações, para as angústias, os medos e as provações. Repita mil vezes com o salmista: “Nas tuas mãos, Senhor, está o meu destino” (Sl 30,16). “Ó Altíssimo, quando o terror me assalta, é em Vós que eu ponho a minha confiança” (Sl 53,4). 
“Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe” (Sl 56,2). 

O sucesso, muitas vezes, depende do que fazemos enquanto os outros descansam. Muitas vezes, ele é construído à noite. Durante o dia, você faz o que todos fazem, mas para conseguir um resultado diferente da maioria, então você precisa fazer mais do que ela.
  
Se você quiser atingir uma meta especial, então, talvez você terá de estudar no horário em que os outros estão se divertindo. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. Terá de estudar enquanto os outros dormem. A realização de um sonho depende da sua dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.

Quem não sabe aonde quer chegar, não chegará a lugar nenhum. Por isso, planeje a sua vida. Você sabe o que quer para os próximos cinco anos? Prepare sua vida, não a deixe passar, não a “empurre com a barriga”. 

 

* Vale a pena planejar ou é melhor deixar correr???!!!

Anúncios

26 responses to this post.

  1. Foi bom ler seu texto. Estou num momento em que organizar é mais que necessário. Lembrarei dele ao longo da semana 😉

    Curtir

    Responder

  2. Vale a pena planejar e deixar correr porque planos foram feitos para serem desfeitos e muitas coisas não dependem de nós, por isso em alguns casos, é melhor deixar a vida correr mesmo. Não podemos ter o controle de tudo, organizar tudo, a vida não é um quadrado.

    A vida é equilíbrio, dos negativos e positivos.

    KIsu!

    Curtir

    Responder

  3. Vale a pena planejar sim. Sou organizada, disciplinada e dependo disso para que muitas coisas saiam do papel e deixem apenas de serem sonhos. Mas pensar fora da caixa e fugir às regras também fazem parte do jogo, até porque um planejamento perfeito requer tentativas e erros.
    Beijos.

    Curtir

    Responder

  4. Ótimo texto!
    É importante planejar, organizar e não deixar tudo para depois.. ainda estou aprendendo sobre isso.
    Beijos

    Curtir

    Responder

  5. Sábias palavras… organização, disciplina, paciência… tantas coisas para aprender, para planejar, para por em prática. Fácil?? Claro que não…mas faz parte do aprendizado.
    Um abraço, Manoel. Bom que você nos compartilhe tantas coisas boas.

    Curtir

    Responder

  6. Manoel, eu concordo muito com esse trecho “a organização só é possível quando somos pacientes e não somos preguiçosos”. Vou confessar que sou sim preguicosa e fico procrastinando na vida. Isso gera um sentimento de culpa terrivel. Mas aos poucos estou aprendendo a lidar com isso e a mudar esse aspecto. Senao a vida passa e a gente fica para trás.
    Concordo também que a derrota ensina muito. Infelizmente alguns nunca aprendem rs.

    Enfim, ótimo texto!
    Beijos

    Curtir

    Responder

  7. Engraçado que hoje conversava com uma amiga sobre a questão da disciplina. Ela me confessava que não conseguiria escrever um livro e, eu pensei “poxa, é uma questão de raciocínio lógico – é como traçar uma linha reta”.
    Na vida tudo depende da nossa dedicação. Ou eu me organizo pra tornar possível ou eu espero acontecer. Não tenho paciência para esperar, por isso, estou sempre me adiantando no sentido de fazer o meu melhor. E vamos em frente porque se não der um passo adiante a caminhada não começa. rs

    bacio

    Curtir

    Responder

    • Lunna, infelizmente ou felizmente é verdade mesmo. Se a gente não se mexe, nada acontece. Planejamento teórico é algo irritante. O planejar passo a passo sem parar já é mais real. Como dizia meu avô (nôno de São Paulo): Vamos para a frente que atrás vem gente! kkk

      bacio

      Curtir

      Responder

  8. Amigo, que saudade do seu cantinho. Me identifiquei com a Olívia lá em cima porque de tão organizada e planejada, acabo criando várias expectativas de que tudo como previsto e, de fato, nem sempre é assim que acontece. Mas viver à sorte do vento é que não dá, não é?
    Um beijo enorme e com todo o meu carinho.

    Curtir

    Responder

    • Paulinha, aqui nesse cantinho você manda e desmanda; usa e abusa! Eu admiro quem consegue planejar e cumprir todo o plano conforme proposto. Eu, apesar da minha engenharia, apanhava e apanho muito dos planos. Ainda bem que aprendi a ter jogo de cintura para fazer ajustes nas ocorrências senão gerava o maior stress por causa do perfeccionismo. Agora estou mais calejado e até acho que consigo levar a embarcação à sorte do vento fazendo pequenas correções no roteiro, kkk. Eu me comprometo a levá-la para a Irlanda e com os ajustes que faço aportamos na África (brincadeira, kkk!).
      Adoro você Paulinha querida. Ainda bem que você tem paciência para suportar a gente. Essa sua foto está lindinha.
      Um beijo grandão na amiga querida,
      Manô.

      Curtir

      Responder

  9. Posted by Olivia Alves on 14 de março de 2014 at 16:06

    Manoel, minha cara esse texto!
    Você já sabe que sou muito organizada e que planejamento faz parte da minha vida… Mas também sempre acabo ficando no impasse pra buscar um equilíbrio entre esse planejamento, as expectativas que ele acaba criando e o desejo de deixar as coisas mais soltas. Enfim, nada fácil, mas aos poucos sacamos o que é melhor pra nós e fazemos as adaptações necessárias!

    Bom, te indiquei para um desafio, dê uma olhada no meu blog e veja se gostaria de participar, fique a vontade para desconsiderar se preferir… rsrs!
    http://oliviaalves.wordpress.com/2014/03/14/desafio-dos-poemas/

    Abraço!

    Curtir

    Responder

  10. Penso que planejar é um passo para que as coisas deem certo, mas acredito que tenham mais sucesso nessa trilha as pessoas que sabem lidar melhor com frustrações.
    Gosto da prática do planejamento mais do que da ideia.

    Beijo, Manoel e obrigada pelas reflexões pertinentes.

    Curtir

    Responder

  11. Manô,

    Penso que é saudável planejar, mas é sempre bom ter em mente que existe a possibilidade dos nossos planos serem frustrados. A grande realidade, mesmo que muitos neguem, é que não temos domínio sobre nada, principalmente no que se refere a futuro. Podemos sonhar, traçar metas, estratégias, etc, mas se tudo correrá conforme nosso objetivo, quem saberá? Por isso é bom planejar sim, mas cientes de que tudo poderá, imprevisivelmente, seguir um outro rumo. Portanto creio que o melhor é planejar e deixar acontecer, pois sim?

    Um Grande e forte abraço meu querido!

    Curtir

    Responder

    • Cris, minha fofa amiga. Concordo plenamente com você. Não dá certo mesmo e a gente tem que estar preparado até para uma “catástrofe” que seria um dar completamente errado. Mas eu acho normal as coisas fugirem dos planejamentos e a gente ir ajustando e adaptando os resultados. Esse nosso trabalho de administração tem que ser feito com muita coragem e muito amor. Direcionado apenas aos interessados no plano e não dando muita bola para a torcida. Acho que por mais que as coisas mudem e demorem teremos sempre uma chance de sermos felizes e isso eu desejo muito para você, mina especial amiga.
      Um beijo grande transbordando carinho,
      Manô

      Curtir

      Responder

  12. Manô,
    Acredito que é sempre bom sonhar e tudo fazer para que o sonho se realize. Afinal, o que são os nossos projetos se não a realização dos nossos sonhos?
    E lutar por eles, não adiar as decisões que vão levar à concretização desses projetos, é um acto de determinação indispensável! Organizar-se, mas sem precipitação! Diz o provérbio popular que “o melhor é inimigo do bem”. Por isso, com calma, sensatez, mas com determinação e coragem, colocando a realização de cada etapa, de cada pormenor, nas mãos de Deus e, se tal for o Seu desígnio, o que parecia impossível poderá realizar-se e tornar-se o presente que, talvez, não teríamos pensado realizável.
    Afinal, o importante é agir! 😉
    Beijinhos!

    Curtir

    Responder

    • Dulce, muito gostoso ler esse seu comentário. Felizmente pensamos da mesma forma e vamos ter que lutar com as mesmas ferramentas e remando no mesmo sentido. Alguns dias o mar estará bravio, mas devemos aproveitar os momentos de calmaria e agir . Nossas ações vã se fortalecendo e quando menos se espera os sonhos se realizam. Sabemos que nada é fácil, mas ser feliz é muito melhor. Adorei seu comentário. Esse agir é um produto nobre da marca SÓ_NOSSO, kkk!
      😉
      Beijinhos!

      Curtir

      Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

%d blogueiros gostam disto: