Sexta-feira da Paixão

ImagemCristo Crucificado

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

32 responses to this post.

  1. Posted by Bah on 26 de abril de 2014 at 15:27

    Amigo, só comi o bacalhau! Espero que não tenha pecado! 🙂

    Kisu!

    Curtir

    Responder

  2. Eu creio!! Eu pratico!!!
    Hoje é dia de festa, o Cristo vive, Manoel, em mim, em você!
    Feliz Páscoa!!

    Curtir

    Responder

  3. Veneramos a Santa Cruz, uma cruz que não representa morte, mas sim a vida! Que nesta Páscoa possamos ver renascer a fé e não não esqueçamos de que existe um Amor maior lá no alto.. Uma Feliz Páscoa para você e sua família!

    Curtir

    Responder

  4. Uma Pascoa Feliz, de interiorização e libertação.

    Curtir

    Responder

  5. Um exemplo, uma lição, um sentir para sempre se guardar enquanto viver. Um Homem que não fugiu ao seu sofrimento para nos falar e fortalecer a fé no Pai.
    Uma feliz Páscoa. Beijo!

    Curtir

    Responder

    • Ana Paula, que coisa boa ver você aqui. Estou numa correria tão grande que nem tenho visitado o seu blog. Sei que você não repara porque nossa amizade é bem maior do que qualquer “picuinha”. Uma boa Páscoa para você também. Deus a abençoe muito.
      Um beijo

      Curtir

      Responder

  6. Manô, uma Feliz Páscoa! Você transcreveu a importância dessa data em poucas palavras! Fica com Deus!
    bjos

    Curtir

    Responder

  7. Com certeza o dia de hoje deve ser lembrado com respeito porque Cristo recebeu todos os pecados da humanidade e morreu em nosso lugar para nos dar a salvação. Porém, se o domingo não existisse e Ele não tivesse ressucitado, o dia de hoje seria vazio.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    Curtir

    Responder

  8. Sabe meu caro, há tempos eu tenho entender certos rituais humanos, mas não consigo. Gosto de lendas e mitos – os devoro desde a infância – mas algumas coisas simplesmente não se orientam em mim. Fico a observá-los por bastante tempo e ao lançar no ar meus questionamentos me pergunto “por que é necessário tantos exageros?” Será que o simples nunca será o bastante para nos fazer crer?
    Eu não preciso de todas essas figuras, a mim me basta o nascer do sol. O crepúsculo. A respiração. Esses são os meus milagres. É tudo. É tanto. E no entanto, o homem precisa de exageros. Precisa de sacrificios. Precisa de rótulos e julgamentos. Condenações. Certo e errado. E louva-se a isso como premissa. Mas o faz também apenas em alguns dias do ano, nos feriados. E o faz por um breve momento porque a maioria de nós ao voltar pra casa atropela o que encontra pela frente…
    Acho que não há chance de eu entender a tudo isso. rs

    bacio

    Curtir

    Responder

    • Lunna, acho interessante e respeito a sua opinião. Os rituais fazem parte das homenagens que os homens criaram para homenagear o Criador. Não existe nada obrigatório e nem condicional. Vai do sentimento e da fé de cada um. O exagero nas representações vem da gente mesmo assim como uma notícia é dada na rádio CBN e a mesma notícia é comentada no programa cidade alerta na tv. Aí a gente julga e ve o que é melhor para a gente.
      O que interessa mesmo não é o que os outros fazem e sim o como eu creio e procedo. Coisa muito particular entre eu e Deus.
      Boa Páscoa para você e familia!
      bacio

      Curtir

      Responder

      • Sim, bao duvido e nem questiono sua fe e seus rituais meu caro. De maneira alguma

        Curtir

        Responder

        • Lunna, minha querida. Eu também não estou afirmando isso. Apenas comentei, porque temos liberdade para isso (entre nós dois) e porque sempre acrescenta algo para mim e para você e a gente aprende muito com as experiência dos amigos. Eu gosto e aprecio os seus comentários porque são honestos e verdadeiros. Não são tendenciosos nem ofensivos. Enfim, Lunna, você é um amor de pessoa e sua amizade é tão importante e acrescenta muito à minha pessoa e às minha reflexões. Você é muito inteligente e usa sua inteligencia, o que é muito importante.
          Um beijo/bacio (bilingue)
          Manô

          Curtir

          Responder

      • Desculpe-me, estou no celular e o comentário foi enviado com os erros e pela metade. Eu não questiono fé. Não ousaria fazer isso jamais…
        Eu questiono os símbolos e os significados porque como você mesmo disse, é particular e é nesse particular que residem os meus questionamentos.
        Eu concordo com você, quanto aos homens serem os responsáveis por tudo isso porque afinal, a religião é coisa do homem. A própria palavra “religare” define essa condição.

        Mas nada disso é diretamente com você, foi apenas um diálogo de opiniões. Você me permite isso. rs

        bacio

        Curtir

        Responder

        • Lunna, minha querida. Eu também não estou afirmando isso. Apenas comentei, porque temos liberdade para isso (entre nós dois) e porque sempre acrescenta algo para mim e para você e a gente aprende muito com as experiência dos amigos. Eu gosto e aprecio os seus comentários porque são honestos e verdadeiros. Não são tendenciosos nem ofensivos. Enfim, Lunna, você é um amor de pessoa e sua amizade é tão importante e acrescenta muito à minha pessoa e às minha reflexões. Você é muito inteligente e usa sua inteligencia, o que é muito importante.
          Um beijo/bacio (bilingue)
          Manô

          Curtir

          Responder

  9. Posted by Mariana Gouveia on 18 de abril de 2014 at 10:27

    Sou do tempo em que se guardava a sexta-feira santa, com tanto respeito que nem as crianças poderiam correr, brincar. Era o dia de meu pai nos contar a história de Cristo e a dor de sua morte.
    Hoje, ainda guardo alguns dos hábitos adquiridos. Mas, dá saudades de tudo que vivi.

    beijos, Manoel. Amanhã, Aleluia!

    Curtir

    Responder

  10. Feliz Páscoa, Manoel.
    Beijo. Mia

    Curtir

    Responder

  11. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama.”
    Jó 15: 13

    Feliz Páscoa, Manô!

    Curtir

    Responder

  12. Obrigada por esta partilha, este momento de silêncio e de devoção. Beijo

    Curtir

    Responder

MUITO BOM COMPARTILHAR COM VOCÊ !

Antes de Adormecer

Sobre amor e outras coisas

PANELA EUROPÉIA

O mundo numa panela só

Um Palco de Teatro

Poesias, Textos, Frases e Reflxões sobre o amor e a vida.

Sopa de Letras

Literatura, Cinema, Música, Educação e outros temas.

ESTRANHAMENTE

#poesia #crônica #fotografia

versaopaulo

cultura e história da cidade

Vida Legal

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

imperfeitoparaiso

Aleatoriedades

Blog do Óbvio

Assuntos Diversos e Diversos Assuntos

Poesias e Cia - Ana de Lourdes Teixeira

Sem pretensões... O único desejo é compartilhar com as pessoas o que escrevo.

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Realize Criatividade

por Patrícia de Azevedo

frascodememorias.wordpress.com/

“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Blog Caderno da Lua

#ApoioAutoresNacionais

Meio pão e um livro

Eu, se tivesse fome e estivesse à míngua na rua, não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. (García Lorca)

O Outro Lado

Porque o melhor lado é o dentro

Abstract Art by Sharon Cummings

An artist with an irresistible urge to create!

Compasso Lento

Leia com passo lento...

Devir

O que vejo, sinto e imagino em letras.

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

essa tal de Alemanha

Crônicas do dia a dia

Letíciando

por Letícia Siller

Clau Assi, poesias.

Sonhos, realidades e poesias.

EscreViver

"O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco" [Júlio Dantas]

It's a very deep sea

Um site sobre palavras

Divergências Vitais

Memórias, dicas e "causos" de uma brasileira vivendo na Alemanha.

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

Vida de Mil Fases

São fases da vida,elucubrações variadas. É um túnel do tempo, é uma realidade inventada.

Pensamentos In_Versos

No vício da escrita, encontram-se os ditos, os amantes, os gritos internos e todos os avessos...

Trotamundos

by Tati Sato

Simplesmente Lola

Eu e minhas aventuras

Bloco de notas

Escrever é como uma terapia, um socorro, uma esperança. Estando feliz, apaixonada, triste, decepcionada escrevo, pois sei que lendo-me consigo me entender. Escrever é como fugir para um mundo secreto, meu universo particular onde não é proibido sonhar.

Minha Vida Comigo

Um câncer foi o gatilho que me fez querer viver a vida como protagonista. Vânia Castanheira - Medical, Health & Wellness Coach - ACC/ICF

Catarina voltou a escrever,

com vírgulas, pontos e dúzias de reticências...

Mariel Fernandes

A vista do meu ponto e outros pontos de vista

This German Life

um blog sobre nós dois (três) e a Alemanha

Diário de uma Teimosa

dicas de Estocolmo e da vida na Suécia

Eis a questão ...

Um blog realmente pessoal, que guarda um pouquinho de tudo aquilo que a autora gosta, faz, inventa, cozinha, desenha. Por isso, não precisa fazer sentido, não tem pretensões de seguir uma linha ou chegar a algum lugar específico: apenas existe para registrar, guardar e compartilhar um pouco dessas coisas de Olivia.

